São Roque de Minas: nosso portal para a Serra da Canastra!

24 out

Após passarmos por Capitólio e admirarmos aquela vista maravilhosa, ainda tínhamos tempo até o horário do check-in, e decidimos ver a parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta. Pegamos a estrada em Vargem Bonita, sentido São José do Barreiro. Para a nossa tristeza, havia chovido na madrugada anterior e as estradas estavam sem condições de trafegar – pelo menos, para pessoinhas que dirigem carros sem tração 4×4! 😭 😭😭 Deu ruim!! 

Voltamos e seguimos para a cidade. Chegamos em São Roque aproximadamente 12h30. Tínhamos reservado, via Whatsapp, um quarto na pousada Canastra Adventure, cujo check-in é feito às 14h. O quarto não estava pronto, almoçamos no restaurante da Dona Inês (esquema “coma até morrer por R$ 20” 😊), voltamos às 13h50 e o quarto ainda não estava pronto. Falo sobre a pousada depois…

Seguimos informações obtidas no restaurante para chegar a Cachoeira Capão Forro, distante apenas 5km. O acesso se dá pela mesma estrada de terra que leva à portaria 1 do parque, na parte alta da cachoeira Casca D’Anta e à nascente do Rio São Francisco. A condição da estrada é precária, e não recomenda-se ir de carro comum quando chove. Como não havia chovido pela manhã,  conseguimos chegar sem muita dificuldade 😊.

Capão Forro é, na verdade, um complexo formado por cachoeiras e poços. Localizado em área particular, é cobrada taxa de visitação de R$ 10 por pessoa. Segundo informações locais, a origem do nome é da época dos quilombos, que existiram em toda a região. A palavra  “forro” viria de alforria, e “capão” significa mata – sendo assim, “mata do liberto” ou “do escravo livre”.

Escolhemos primeiro a Cachoeira da Mata, que fica a mais ou menos 1km da entrada. Tem uma trilha com trechos bem íngremes, e uma travessia através da água. Tem placas indicativas com a distância restante, mas temos impressão de ter andado muuuito mais! 😂😂😂

Nosso grande erro, novamente, foi não levar água para beber 😣. Chegamos à cachoeira mortos de sede e, como havia chovido na noite anterior, a água estava bem turva e com coloração marrom.

Achamos beeeem bonita! Tem um grande poço para banho e muitas pedras ao redor. Dá pra sentar, tirar fotos tomar sol e admirar a paisagem 😊.

Que tal? 😉

Voltando pela mesma trilha e seguindo para a parte baixa da fazenda, você encontra mais duas cachoeiras, após uns 5 minutos de caminhada à partir da portaria:

Mais de pertim: 

Dá pra ter uma noção da altura da queda, se vocês repararem no Eric ali, no meio da foto. Alta, né? 😏

Ao lado, tinha uma pequena bica e conseguimos matar nossa sede! 😊

Foi tudo ótimo para o primeiro dia! 😚

Deixe um comentário