CACHOEIRA DA FUMAÇA – PESM Núcleo Paranapiacaba/SP

27 out

Oi gente!

Remexendo na memória inconsciente do PC, conseguimos resgatar lembranças de uma trilha muuuuito legal que leva a  uma cachoeira lindíssima: a Cachoeira da Fumaça, no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Parapiacaba/SP.

O QUE TEM DE LEGAL?

 TUUUUUUDO!!!

Cachoeiras, mirantes, relevo, vegetação, fauna, o vale, os rios, lagos, prainhas, o silêncio, as águas, as rochas, a paisagem, etc

 A TRILHA

1º Trecho: da rodovia até um pouco além das torres de alta tensão, a trilha atravessa uma propriedade particular desmatada há bastante tempo para a instalação de uma indústria de plásticos. O mais legal:

  • Brejos e atoleiros formados pelo pisoteio em solo argiloso repleto de poças d’água. Escorrega, gruda, afunda! Gente, é uma melequeira muiiito engraçada!

    Ops!

Olha a situação!!!! E nada de patrocínio da Timberland!

  • Regeneração da floresta – é muito interessante observar como a natureza busca o seu equilíbrio através dos estágios de sucessão da vegetação, com espécies emergentes de grande porte despontando  em alguns pontos entre os arbustos, Essa vegetação é chamada de campo sujo.

Capoeira com espécies emergentes indicando a sucessão

  • O barulhão absurdo das torres de transmissão de energia dá até um medinho. Impressiona mesmo!

2º Trecho: Floresta Costeira da Serra do Mar – Mata Atlântica. O mais  legal:

  • A Mata Atlântica, oras! Linda e exuberante! Ao trilhar é legal prestar atenção às diferenças entre a floresta e o campo sujo: solo mais rico, microclima (mais umidade e temperatura ligeiramente mais baixa), maior diversidade de espécies, vegetação mais densa, fauna mais abundante.

Super, Mega Diverso!!!

Vários perfis

  • É água pra caramba – durante todo percurso pela floresta se observa a grande quantidade de nascentes que declinam para a bacia oceânica formando córregos, poços, rios, cachoeiras e corredeiras.

Seguindo o caminho das águas

Mais água!

Muuuito mais água!!!!Água e muuuuitas pedras!

3º Trecho:  Descida ao pé da Cachoeira da Fumaça. O mais legal:

  • Adrenalina!!! Principalmente se tiver chovido! A última parte da trilha para a Cachoeira da Fumaça é uma descida  super inclinada, por uma cicatriz de escorregamento paralela à cachoeira. Não há raiz, árvore e nem nada para se segurar, o único jeito é confiar no quinto apoio (vulgo bumbum, rs!) e se arrastar sentado morro abaixo.

OBS.:  GENTE, INFELIZMENTE VCS TERÃO QUE  ACREDITAR NA NOSSA PALAVRA, NÃO TINHA A MÍNIMA CONDIÇÃO FOTOGRAFAR SEM TOMAR UM ROLA MORTAL!

  • A má notícia é que a volta é pelo mesmo caminho e se a ida foi difícil (mesmo com todo santo ajudando na ladeira) a volta é pior ainda: rastejando com o peito colado no morro, haja coração!!!

A  CACHOEIRA

 São 70 metros de queda sobre vários patamares de rocha. As chuvas na serra dão mais volume e beleza à cachoeira.

Cachoeira da Fumaça

Fraquinha pela falta de chuvas, mas lindona!

A  FUMAÇA

Então fica assim gente: tudo o que vimos nos mirantes foi a  tal da fumaça (neblina), mas foi bom também!

E não fosse a neblina vcs veriam Cubatão

E do poço na cabeçeira da Cachoeira da Fumaça, não fosse a fumaça vcs veriam Cubatão!!!

 DICAS EXTRA (ordinárias – só nós achamos graça nesse trocadilho, mas como o blog é nosso,rs!)

  • Guia ambiental (porque é mais seguro e ninguém quer ficar perdido na Mata Atlântica, né gente?!)

Marco Monitor –   (11) 93968578

Expedito Pedro – (11) 74410408

Caneco Verde  –   (11) 9839-0927

  • Extensão do trajeto: 7 km

  • Tempo de percurso: 4 a 5 horas, depende das condições da trilha e do ritmo da galera

  • Como Chegar:

Trem – até Rio Grande da Serra (2,90 dinheiros)

Ônibus (Intermunicipal para Paranapiacaba/SA) – da Estação Terminal Rio Grande da Serra até o ponto da empresa Solvay (3,30 dinheiros)

 Carro – até Rio Grande da Serra (é possível deixar o carro próximo à estação de trem) + ônibus.

  • Levem seu lanche de trilha, não há nenhum boteco encardido por perto!

 

  • A Cachoeira da Fumaça é a primeira (e maior) de uma sequência de cinco quedas que formam a Ferradura, um trajeto em terreno muito mais acidentado e  com extensão total de 6,9 km (veja detalhes do trajeto aqui), que infelizmente não conseguimos fazer por causa do horário.

Em frente à Cachoeira da Fumaça, Paredão da Ferradura!

Mais quedas láááááá embaixo

FOTOS, FOTOS, FOTOS – clique aqui!

Tudo bem, fica pra próxima! E vcs vão quando?

Bjo gente!

Anúncios

19 Respostas to “CACHOEIRA DA FUMAÇA – PESM Núcleo Paranapiacaba/SP”

  1. Tiago Souza 27/10/2011 às 22:31 #

    Olá meninas… Que bacana que fizeram a Fumaça. O trajeto é todo muito bacana mesmo. Depois de passar o atoleiro de lama e entrar na mata fechada ainda tem aquele câniozinho pequeno mas super bacana, a prainha, e o curso delicioso do rio que leva até a Fumaça. Como vocês foram com guia acredito que da prainha em diante foram por trilha. Se o fizeram, quando voltarem pra lá vão da prainha em diante pelo RIO mesmo. É outro estilo de passeio. A trilha vai sempre beirando a esquerda do rio, então o caminho é o mesmo, a única diferenlça é que é pela água, e se torna bem, legal e exige um quê de equilíbrio. Ou seja: Desafio! Rs… Ví que vocês desceram até um poção que tem depois da fumaça ainda… Pra vocês descerem no 2º poção é só continuar por uma trilha também à direita (tendo o 1º poção às suas costas) e descer mais 3, 5 minutos. Dá nessa queda mais alta que vocês pegaram uma foto de cima. E até a ferradura faltou bem pouco mesmo. Mais uns 30, 40 minutos acho que vocês chegavam lá. A partir da Ferradura começa o Vale da Morte. E há uns 30, 40 minutos a partir da Ferradura tem uma cachoeira que forma um Cânion (que a galera conhece como Garganta do Diabo) que é MUITO SHOW! Mas MUITO SHOW mesmo…. Não tenho muita noção de altura, mas devia ter uns 20 metros de altura e uns 7 de profundidade de água. Muito show. Fica a dica (se é que já não o fizeram) para a próxima vez que voltarem pra lá) Mas em tempo fechado e até mesmo não tão ruim o CUIDADO é sempre um belo companheiro. Rs…

    É bom ver trips que você já fez e curtir vendo a narrativa e a descrição da trip aos olhos dos outros. E sempre uma coisa em comum: A paixão de quem curte isso.

    Parabéns mais uma vez pelo site.
    Beijos…
    Boas Aventuras…

    • Flávia 28/10/2011 às 10:33 #

      Oi Tiago! Bom vê-lo por aqui novamente!
      Nós também descemos (ou melhor, rolamos, ahahahaha) pelo rio, é muito bonito mesmo!

      Como assim Vale da Morte, Garganta do Diabo, Cânions e etc??? Meu Deus!!! Tudo isso aqui do lado e nós não vimos ainda??? Tô inconformada!!!!!
      Vc bem que poderia ser nosso guia, né?!
      Bjo!

    • Ronnie 03/08/2012 às 21:06 #

      Na boa… já fui lá 2 vezes,,, de onde vc tirou o dado de 15km?!
      NUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca.. são 2,2 km….
      Eu fui de paranapiacaba para cubatão q são 12km… 15 até a fumaça rs.. acho q errou.. são 5 ida e volta… na verdade 4,4

      • Flávia 07/08/2012 às 16:19 #

        Olá Ronnie, seja benvindo ao nosso blog!
        Pessoas que fizeram a trilha conosco nos informaram o percurso e erramos em publicar sem confirmação. Já atualizamos o post.
        Obrigada pela dica e volte sempre!
        Bjo!

  2. Rubãooo 06/03/2012 às 15:01 #

    Olá para todos , queria uma grande ajuda de todos , fui muitas vezes a Paranapiacaba , mas sempre de pasagem uso como referencia para chegar ate o Simplão onde sempre fico não sei se vcs conheçem , mas de qualquer forma nunca encontrei uma cachoeira por ali e olha que ja me meti a procurar , mas so vou ate uma corredeira que que concerteza é indicios de uma cachuuu , estive vendo essas fotos da cachu da fumaça e exatamente o lugar que quero ir , mas não sei como chegar queria uma dica de como chegar ate lá , eu estando na cidade de parapiacaba !!! espero uma dica ou ate mesmo o trajeto todo , gostei das fotos de vcs me pareçem que vcs devem ter ido longe vou estar la no proximo mes , estarei curtindo minhas ferias terei tempo de sobra para me aventurar … Parabens Pelas Fotos ! Paradisíaco ooo muito bom , as imagens falam mais que mil palavras !!!

    • Flávia 20/03/2012 às 14:09 #

      Rubão, partimos de Rio Grande da Serra, sentido a Paranapiacaba, de ônibus de linha e descemos no ponto da Solvay, onde inicia a trilha da Cach. da Fumaça, que é a mesma da Ferradura. Não sabemos o trajeto a partir de Parapiacaba, mas recomendamos que contrate um guia local, é mais seguro e incentiva o turismo sustentável.
      Obrigada pela visita, bjo!

    • Ronnie 03/08/2012 às 21:08 #

      Sabe a estrada q o busão pega para ir até paranapiacaba?! Desça no km 45.. lá perto de uma empresa… ñ lembro o nome.. mas é ond o bus entra nela… a empresa q o bus entra.. ali perto tem o 45 vc vai ver uma torre de energia.. e uma trilha muito facil de ver… pronto é isso…

      • Flávia 07/08/2012 às 16:11 #

        Ronnie, o nome da empresa é Solvay.

  3. raphael 08/09/2012 às 23:56 #

    ola gostei muito dessa aventura pela cachoeira da fumaça po que legal os rola ne dessendo a cachoeira(risos) mais isso faz parte,entao gostaria dfe fazer parte dessa turma curtu muito esse lance de cachoeira e trilhas,se vcs puder me informa e poder participar de um passeio desses com vcs eu agradeço.

    • Flávia 17/09/2012 às 11:07 #

      Oi Raphael!
      Procura o grupo Rumo a Trilha no face, o próximo rolê é dia 23/09 para o P.E. Carlos Botelho.
      Bjo!

  4. Stéphano 30/11/2012 às 13:09 #

    me parece ser escasso lugares para se montar a barraca… e qual o grau de dificuldade ?

    • Flávia 30/11/2012 às 17:58 #

      Oi Stephano!!! Os lugares mais planos são os menos indicados para o camping selvagem por causa da proximidade com a rodovia e das torres de energia, mas com certeza vc encontra um espacinho próximo do rio ou da cachu, embora seja desaconselhavel por questões de segurança. O nível e médio, mas convém a companhia de um guia.Bjo

  5. Mica 07/01/2013 às 00:38 #

    oi eu nunca fui em lugar nenhum e gostei muito, muito mesmo e gostaria de saber como faço quero ir mas não faço ideia de quanto vai ficar ou com quem ir. pode me ajudar?

    • Mesin( Vagner) 23/01/2013 às 05:44 #

      O Mika, td bem mininah?? Em breve (fev/marco), eu e mais uns 2ou3 amigos d trilhas vamos pra Cach. Da Fumaca. Caso Qeira ir conosco tai meu e_mai, faca contato e seja bem vinda.
      Abraco

  6. Danillo 24/09/2013 às 12:11 #

    Muito, muito show, mas é muito caro um guia?

    • Flávia 17/10/2013 às 17:33 #

      Oi Danilo!

      O preço médio é entre 80 e 120 dinheiros para um grupo de até 8 pessoas. Razoável né?1
      Bjo e obrigada pela visita!

  7. Giovanna sóglio navarro 06/11/2013 às 16:04 #

    oi, vc sabe os aspectos historicos da regiao? obg

    • Flávia 11/12/2013 às 10:43 #

      Olá Giovanna! Obrígada pela visita!
      Infelizmente não temos essas informações! Mas nada que uma busca aprofundada na net não resolva, rs!
      Bjo!

  8. samantha 13/02/2015 às 15:55 #

    O telefone dos monitores estao desatualizado.
    Voce tem contato com eles?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: