Cachoeira da Fumaça – Alegre/ES

31 ago

Oi gente!!!!

Desculpem, mas deixamos de contar um capítulo importante e emocionante da nossa viagem sem fim (aquela dos bumbuns quadrados – de São Paulo ao Espírito Santo, passando  rapidamente pelo Rio de Janeiro, em três dias): conhecemos um pedacinho da Serra do Caparaó!

Gente, que tudo!

 A  CACHOEIRA

Gente, é o que há, é tudo de bom, são toooodos os superlativos que se possa verbalizar! É linda e E N O R M E!!!

O Rio Braço Norte Direito, nasce no alto da Serra do Caparaó e quando passa pelo município de Alegre, se joga de uma altura de 144 metros  formando a belíssima Cachoeira da Fumaça. Mais tarde ele reencontra  seu irmão gêmeo heterozigoto, o rio Braço Norte Esquerdo , e juntos formam o Rio Itapemirim.

Suuuuper!!!!

O  PARQUE

                               No final da década de 80 a majestosa Cachoeira da Fumaça encontrava-se  no meio do … N A D A! Nadinha mesmo, coisa nenhuma!!! A região do entorno pertencia à pecuaristas e  havia sido transformada em pastagens. A população de Alegre, Guaçuí e Castelo, apoiada por ambientalistas do país inteiro, caíram de pau em cima do governo estadual, que pressionado (e não por ser bonzinho), desapropriou uma área que abrange os municípios de Alegre e Ibitirama e criou por decreto o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça.

Informações muuuito úteis

 Ao longo dos anos a cobertura vegetal (Floresta Estacional Semidecidual) vem sendo recomposta e a fauna tem retornado à região na proporção das dimensões do parque. São observadas principalmente várias espécies de aves, alguns anfíbios (minha gente, os sapos estão em todo lugar!) e pequena diversidade de mamíferos de pequeno porte, principalmente roedores.

O parque é muito bem administrado pelo IEMA (órgão ambiental estadual), que promove várias atividades de interação com a comunidade, como cursos de educação ambiental, concursos fotográficos e até visitações noturnas, além disso conserva uma boa infra-estrutura:

  • Aberto diariamente das 08 às 17h;

  • Capacidade de visitação: 610 pessoas/dia;

  • Amplo Estacionamento (± 70 carros);

  • Centro de Informações com monitores  ambientais;

  • Sanitários;

  • Áreas de convivência para refeições;

 

                              

 

 

 COMO CHEGAR

A partir de Alegre,  após 10 km seguindo pela BR-482 (sentido Guaçuí), chega-se ao Distrito de Celina, de lá são mais 20km pela ES-185 sentido Iúna . Há cerca de 500 m do parque, uma placa indica a entrada à direita.

São apenas 3km de descida até a portaria, por uma ladeira de paralelepípedo  íngreme e muito sinuosa, mas logo após a primeira curva já se avista a cachoeira.

Cachoeira da Fumaça - Vista da Estrada que leva ao Parque

Para quem visita o parque pela primeira vez este convite é realmente emocionante.

 

 

 

 DICAS  EXTRA (ordinárias, rs!!!!)

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – ES

  • Fone:      (28) 9904-4824

  • E-mail:   pecf@iema.es.gov.br

  • Para os pobrinhos que assim como nós só viajam no modo econômico, a boa notícia: o parque não cobra taxa de visitação nem estacionamento,  😉

  • Não há área de camping no parque ou mesmo próximo dali.

  • A  Cachoeira da Fumaça é tudo de bom, mas não  é apropriada para  banho, tomem cuidado!

  • Cerca de 200m depois da entrada do Parque, tem um botequinho simpático (que já funcionou como camping, mas isso foi há muito tempo, atualmente não é permitido)onde é possível esquentar o frio por um preço justo, se é que vocês entendem o que queremos dizer, rsrsrs

    Ouro e Prata, mineiríssima apesar de estar no Espírito Santo

    Tempo escasso e  muito trampo: uma combinação infeliz pra nós que amamos viajar, mas nosso segredo para conseguir esperar pela próxima é aproveitarmos ao máximo, mas ao mááááááximo mesmo cada viagem!!!!  Claro que isso normalmente resulta em corpinhos esgotados e  cartão de crédito estourado, mas o lado muito bom, e que compensa todo resto, são os lugares  e pessoas que conhecemos, as  belezas que presenciamos, as roubadas em que nos metemos (toda viagem tem ao menos uma!). 

    A Ju fez uma associação muito feliz para esses momentos: são nossas “pílulas de humor”. Indicadas contra a rotina, combatem a fadiga e o stress, proporcionando alívio  imediato às pressões, problemas e chatices do dia-a-dia.

    Vocês  devem ter as suas também, né? Bjo gente!

 FOTOS, FOTOS, FOTOS (clique aqui)!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: