MARATAÍZES/ ES

17 maio

Marata, para os íntimos!!!

Oi gente!!!

No dia seguinte a estréia do longa (kilo)metragem  a “Viagem sem Fim” – lembrem-se que foram 1000 km em 20 horas, estávamos confortavelmente instalados em nossa hospedagem “TUDO DE BOM” e  éramos mimados por nossos anfitriões com muita atenção, carinho, boas conversas, comidas deliciosas e repouso, de modo que a  última coisa que  nossos corpinhos de bumbuns quadrados queriam,  era  espremerem-se novamente num carro.  Se ao menos tivéssemos uma amiga fisioterapeuta!!!!!!! Pelo menos tínhamos nosso próprio guia nativo à disposição, aliás muitíssimo orientado!

Mas  o dia estava lindo e deliciosamente quente (cremos que S.Pedro perdeu nossa rota, ahahahaha!!!!),  e o mar, há apenas 45 minutos de distância! Gente, mar!!!!!! Ah, tá! Nesse caso, vamo ae!!!!

1ª SURPRESA

De Cachoeiro do Itapemirim a Marataízes pela ES-460, revezam-se extensas culturas de abacaxis e maracujás, e para nós, até então acostumados com o relevo do litoral paulista,  faltava alguma coisa: a serra.

Nossa ignorância em geografia se justifica: preferíamos anatomia comparada (namorar), filosofia e sociologia (botecos).2ª SURPRESA

No lugar da rústica cidade de veraneio que esperávamos encontrar, na periferia situam-se fazendas  e na região central, ruas estreitas apinhadas de casas (em construção ou reforma) e um comércio fervilhante, lembrando uma cidade do interior com vida própria e em franco desenvolvimento. O turismo não deixa de ser uma importante fonte de renda,  mas parece que desde sempre Marataízes apoiou sua subsistência principalmente em outras bases,  como a pesca,  construção civil, comércio e agricultura. Até 1992 pertencia como distrito a Itapemirim, passando a existir legalmente como município a partir de 1997.

As praias de Marataízes, da Barra, da Cruz e das Arraias são as mais habitadas, tendo toda orla construída. A água é geralmente turva, por causa das areias escuras.

 

O point do lugar é o bar do Geredy’s. Ferveção da temporada e feriados prolongados, promove vários festivais de ska, reggae, forró universitário, além de sediar a melhor festa de reveillon do litoral capixaba (se tudo der muuuito certo, pretendemos averiguar os depoimentos na virada 2011/2012).

Geredy’s

A partir da praia do Siri, sentido sul, as praias são mais selvagens e com poucas construções.

Praia da Boa Vista

3ª SURPRESA

Claro que sabemos da nossa insignificância frente a um mundo de milhões de anos, mas nossa vidinha tão breve nos força a dar importância ao horário comercial, quinto dia útil e etc. As falésias nos fizeram cair na real, embora não possam nos manter nela.

De frente para a escarpa, observamos as  diferentes camadas de solo que a formam e pensamos nos milhões de anos que levou para que fossem depositadas ali.

Milhões de anos para juntar o pozinho em camadas

 As Falésias de Marataízes são chamadas de falésias vivas porque ainda sofrem erosão, principalmente pela ação marinha, e apresentam uma taxa de recuo que varia entre 1 a 3,5 metros por ano. A desconstrução (de qualquer coisa) é sempre muito mais rápida!

Apenas alguns dias para desfazer

BÔNUS

Vimos nossas amadas tartarugas marinhas se alimentando de algas no costão rochoso em frente as falésias. Claro que não deu tempo de fotografar, vcs sabem como elas são tímidas, né gente!

 4ª SURPRESA

Lagoas!As mais badaladas são  a da Boa Vista e do Siri, mas são 8 no total.

  

Lagoa do Siri

CURIOSIDADES DE MARATAÍZES

BALADA EM MOVIMENTO – Por apenas 5 dinheiros, ao mesmo tempo se tem direito a dançar e dar um rolê pela cidade. Na carroceria do caminhão adaptado que circula pela orla, a galera agita com muita música eletrônica.

 

Rave Motor’s

GASTRONOMIA TÍPICA – A deliciosa moqueca capixaba o mundo inteiro já conhece, mas e o cachorro quente capixaba? Por 3,50 dinheiros e repleto de ovos de codorna, pasmem: fica ótimo!

 

Tuuuuudo!!!

POLICIAMENTO RODOVIÁRIO – Embora a campanha por um trânsito melhor e seguro seja nacional, os argumentos da polícia capixaba são muito mais convincentes.

 

Tratamento de choque!!!

INFLAÇÃO – Marataízes está muito próxima das refinarias e distribuidoras de petróleo da Bacia de Campos, mesmo assim o preço do combustível é assustador:

Voltemos à natureza, porém a pé!!!

 

POR-DO-SOL – O  céu de Marata no fim do dia, é deslumbrante:

 

Gente, que céu é esse???

CERVEJA – de garrafa, muuuuuuito acessível, rs:

Bebendo barato!!!

 

INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO BÁSICO – Belezas à parte, a densa ocupação na linha da costa em Marataízes se deu de forma completamente irregular, não respeitando a legislação quanto ao recuo mínimo obrigatório. Essa situação expõe as moradias a risco devido a erosão causada pela elevação do mar e regime de marés, mas preocupa também pela contaminação devido ao descarte do esgoto doméstico.

O QUE MAIS TEM EM MARATAÍZES?

Sem dúvida nenhuma, muito mais do que nós tivemos o prazer de conhecer! São 25km de litoral repleto de lagoas, falésia, formações rochosas e praias lindíssimas!

Com certeza vale vááááárias visitas!

Bjo gente!

Anúncios

5 Respostas to “MARATAÍZES/ ES”

  1. Ana Reczek 16/06/2011 às 10:06 #

    Gente! amei esse lugar!
    Se não fosse tão lindo ja valeria a pena so por casa desse cachorro quente incrivel!
    Fiquei com água na boca!
    :P~~~~

    • Flávia 23/06/2011 às 08:46 #

      Não é mesmo Ana? Queremos muuuito voltar!!!
      Obrigada pela visita! Bjo!

  2. esdras 06/11/2011 às 16:23 #

    nosso lugar e lindo mesmo

  3. Joao Claudio 22/06/2012 às 18:23 #

    Marataízes, era distrito de Itapemirim e não Cachoeiro de Itapemirim, vai a dica…

    • Flávia 26/06/2012 às 08:28 #

      Ooops! Foi mal!
      Já corrigimos o post João Cláudio! Obrigada pela dica e seja sempre benvindo!
      Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: