Cachoeiro de Itapemirim – a capital secreta do mundo!

4 maio

Olá viajantes!!! É um prazer voltar a escrever para vocês!

A nossa viagem de Páscoa foi meio no susto. Tínhamos uma idéia do que queríamos fazer (sair de casa e ver lugares bonitos??), mas não tínhamos idéia de como fazer e do que iríamos encontrar…

A viagem toda foi combinada em meia hora: estávamos na dependência de uma resposta do trabalho do Eric, sobre trabalhar ou não no feriado; tínhamos um amigo que era morador de Cachoeiro do Itapemirim/ES e estava voltando para casa para visitar a família; tínhamos uma amiga que queria ir com ele, mas não achou passagem nem de ônibus, nem de avião; tínhamos 3 aventureiros sem esperanças de viajar no feriado.

Reis e Rainhas, Sejam Bem Vindos!

São muitos quilômetros e muitos quilômetros (segundo o Guia4Rodas, são 830 partindo de São Paulo, mas para nós, pareceu muuuuito mais!), e pedágios infinitos – 12 pedágios, totalizando R$ 53,10 na ida e 10 pedágios, totalizando R$ 51,80 na volta. Fomos pela Via Dutra (BR-116, que depois vira BR-101), o asfalto está em boas condições na maioria do percurso, embora falte iluminação em muitos trechos. Cuidado com os caminhões (que são muitos), e atente para os radares espalhados por todo o percurso até o ES e além.

Partimos na quinta-feira de manhã até Atibaia para buscar a Flávia e já tivemos noção do que nos aguardava: demoramos 4 horas, de São Bernardo do Campo até Mairiporã (percurso de menos de 70 kilômetros, que normalmente faríamos em pouco mais de uma hora!). Demoramos mais 16 horas para chegar até o nosso destino: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM.

Antiga Estação Ferroviária de Cachoeiro

Cachoeiro é uma cidade simples, mas não tão pequena quanto eu imaginava. Situa-se a 136 km de Vitória, capital do estado, e sua economia é baseada atualmente em extração de granito e mármore (você verá grandes marmorarias e vários caminhões circulando por lá!). É conhecida nacionalmente como “a cidade do Rei”, pois o cantor e compositor Roberto Carlos nasceu lá, assim como o cronista Rubem Braga e o ator Jece Valadão. Cheia de construções e com uma extensão considerável, é cruzada pelo Rio Itapemirim, que nasce em Minas Gerais e cruza o Espírito Santo em direção ao mar.

Pico do Itabira - um desafio aos aventureiros de plantão

Não importa por onde se ande na cidade, pode-se avistar o Pico do Itabira (do tupi “pedra empinada”). Não cheguei à nenhuma conclusão sobre a altura do Pico, pois em cada site que pesquiso encontro uma informação, mas no site oficial do município, consta como 715 metros e o acesso ao Parque Natural Municipal do Itabira se dá “pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira”. Pelas informações que obtivemos, é possível avistá-lo ainda em alto mar, sendo o Pico utilizado como ponto de referência por pescadores do litoral capixaba.

Nossa primeira pergunta ao vê-lo foi: “Dá para subir lá?”. Fala a verdade, vocês também não pensaram nisso??? Acredite, há quem faça – para dar uma amostra a vocês, pesquisei e achei umas coisinhas aqui, aqui e aqui, com mais detalhes para quem quiser se aventurar! rs Como nós não somos tãããão “hardcore” assim, nos contentamos em admirar mais esta obra magnífica de Deus nessa terra imensa e linda! 😉

Casa de Cultura Roberto Carlos

Como não podia deixar de ser, demos uma passadinha na casa onde Roberto Carlos nasceu e viveu uma parte de sua vida e onde hoje funciona um museu em sua homenagem – a Casa de Cultura Roberto Carlos, inaugurada em novembro de 2000. Infelizmente, não pudemos entrar pois eles estavam de luto devido à morte recente de uma das filhas do cantor, no dia 15 de abril deste ano… maaaas, caso vocês queiram conhecê-la visitando Cachoeiro, o endreço é Rua João de Deus Madureira, 13, no centro. Lá você encontra fotos, documentos, instrumentos musicais e as histórias de infância do Rei. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; para visitas aos fins de semana é necessário agendamento. A entrada é franca.

Hum… descobrimos que a casa não era azul! rs Foi pintada em homenagem às cores que o cantor gosta de usar nos shows – azul e branco. Aliás, a primeira foto deste post foi tirada neste jardim da foto! 🙂

Ficamos muito curiosos sobre uma capela que avistamos da estrada, e que parece ter sido construída sobre uma imensa plataforma de pedra. Pesquisei um tanto na internet, mas não consegui achar informações sobre ela. O nosso “guia” nos disse que ela fica em uma propriedade particular, então também não tentamos visitá-la… alguém aí tem alguma informação?

Caros leitores, perceberam que até agora eu não falei de hospedagem?! Nessa viagem, as coisas aconteceram de forma diferente. Não acampamos, não ficamos desesperados correndo atrás de hotéis, pousadas e afins. Sabem o amigo estava indo para casa, visitar a família, que citei no começo do post? Pois é, foi na casa desta família que descansamos nossos corpinhos cansados e felizes!!! Aliás, quero aproveitar este primeiro post (sim, tem muito mais por vir!) para agradecer o carinho, as conversas, as histórias e estórias, as comidinhas ótimas e a hospedagem. Não vou nomeá-los aqui para preservar a privacidade deles, mas eles sabem quem são. Em nome dos 4 aventureiros que caíram de pára-quedas nesta casa tão acolhedora, agradeço imensamente pelos dias que passamos.

Paz 😉

Beijos, abraços e apertos de mão.

Até o próximo!!!

Anúncios

2 Respostas to “Cachoeiro de Itapemirim – a capital secreta do mundo!”

  1. henrique cuzzuol 15/01/2013 às 16:51 #

    Juliana quero local para acampar no feriado de carnaval em cachoera, em cachoeiro de itapemerim es. atenciosamente henrique

  2. Vanessa 05/03/2016 às 01:55 #

    Essa igrejinha foi construída por um rapaz devoto que foi curado de um câncer. mas antes de terminar a construção ele morreu afogado.A família terminou a obra.Esqueci o nome do lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: