Carnaval 2011 – Socorro!!!

22 mar

Olá viajantes!!!

Viagem limpa!

Os frequentadores do “Vem Conosco” devem estar se perguntando onde passamos o carnaval 2011, e aqui estou eu para lhes dar a resposta: em casa! rs

Tivemos vários contratempos, incluvise uma enchente que acabou com a produção da indústria onde a Flávia trabalha e quase nos deixou “meio” desempregadas. Ela trabalhou  o feriado inteiro e eu, sinceramente, desanimei de viajar, por causa das chuvas, das péssimas condições das estradas e do trânsito todo que se enfrenta nessa época. Haja paciência!

Maaas… como não temos por hábito esquentar o sofá assistindo “Domingão do Faustão”, no domingo decidimos fazer um rápido passeio em Socorro/SP.

Saímos de São Caetano do Sul por volta das 8h30. Seguimos pela Via Dutra, até a Rodovia Fernão Dias, depois seguimos por mais ou menos 68 km até a saída para Bragança Paulista, e em seguida a Rodovia Pedro Astenori Marigliani (em caso de dúvida, pergunte aos moradores de Bragança! rs), até Socorro.

Portal de Socorro

Na entrada da cidade, tem um portal (o da foto acima), e nele fica o Centro de Informações Turísticas, onde você pode se abastecer de folhetos, mapas e várias informações úteis sobre os atrativos turísticos, as lojas e telefones dos lugares. Passamos para pegar um mapa, e seguimos em frente.

Entrada da Gruta do Anjo

Iniciamos nosso passeio na Gruta do Anjo – eu já havia visto fotos na internet, achei o lugar belíssimo, descobri que podia andar de pedalinho dentro da gruta e achei que seria um lugar bom pra conhecer, diferente do que eu já havia visto em outras viagens.

A Gruta do Anjo fica em uma propriedade particular, a Pousada da Gruta do Anjo, no Corredor Turístico do Rio do Peixe: passando pelo portal da cidade, mais ou menos 2 trevos depois você vai ver placas indicando este e outros “corredores turísticos”. São mais ou menos 2 km do portal (procure também por placas sentido “Munhoz”).

A entrada para visitação da gruta é R$ 10 por pessoa, sendo gratuita para crianças até 5 anos, e inclui o passeio de pedalinho dentro do lago da gruta (máximo 2 adultos e uma criança por pedalinho). Pelas informações que temos, você pode alugar uma casa para até 12 pessoas por R$ 400 a diária, ou um chalé, que fica em média R$ 140 por casal + R$ 40 por acompanhante. A diária do chalé inclui café da manhã, roupa de cama e banho e o check-in ocorre às 12h.

A Gruta do Anjo, para minha surpresa, não é natural: é o que restou de uma antiga mineradora, que explorava quartzo, feldspato e granito. Foi desativada por volta de 1995, e as gotas foram formando um lago, que chega a 5 metros de profundidade, com temperatura média de 10ºC. Observadores atentos podem ver carpas na água do lago, que é de um verde esmeralda bem bonito! 😉

E o passeio de pedalinho também é beeem legal!! rs

Pedalando na Gruta do Anjo!

Lembre-se: ambiente escuro! Fotos com flash e mão firme. Vai garoto!! rs

Para entender Socorro...

Saímos da Gruta do Anjo e fomos em busca de uma cachoeira que pudéssemos usar para tomar banho, com um restaurantezinho por perto pra almoçar e um lugarzinho pra parar o carro. Foi difícil.

Amigos, vejam bem: estávamos em 7 adultos e 2 crianças. Tínhamos 3 fatores contra nós:

  • O “TEMPO”: Quando saímos de São Paulo, como todo bom turista, consultamos a previsão do tempo e ela dizia (claro!!) que não iria chover… era carnaval, não queríamos ficar o tempo todo em casa e estávamos até dispostos a enfrentar um tempinho nublado se fosse para visitar um lugar novo e bonito;
  • O TEMPO: Como não achamos pela internet hospedagem disponível e com um preço justo, combinamos um “bate-e-volta” mesmo, indo de manhã bem cedinho e voltando ao anoitecer, então não dava para perder tempo procurando ou visitando muitos lugares. Decidimos mesmo focar na cachoeira e pronto;
  • AS INFORMAÇÕES: Pedimos informações para várias pessoas da cidade, e TODAS, incluindo o centro de informações turísticas, nos apontaram a cachoeira do Monjolinho como sendo a melhor para tomar banho com as crianças.

Bom, a outra cachoeira fácil de achar e razoavelmente perto era a Cachoeira do Saltinho… após perguntar umas 2 vezes (apesar de estar no mapa turístico da cidade, aparentemente ninguém sabe onde fica), encontramos a cachoeira do Saltinho, que fica dentro de um hotel (o segurança nos disse que poderíamos entrar e ficar no máximo 15 minutos, pois o hotel estava cheio). E a cachoeira não dá banho… 😦

Cachoeira do Saltinho... mesmo.

Bom, já estávamos um tanto frustados, mas decidimos ir procurar a tão falada Cachoeira do Monjolinho, já que a esta altura as crianças estavam se contorcendo de vontade de entrar na água! rs

Voltamos ao Corredor Turístico do Rio do Peixe. A esta altura, já chovia e o tempo tinha esfriado bastante. Nos perdemos em uma estrada de terra e, ao voltar para o asfalto, descobrimos que “Monjolinho” é um parque, com esportes radicais, restaurante e chalés. A taxa de visitação é de R$ 5,00 por pessoa. As atividades são cobradas individualmente e os valores podem ser encontrados aqui.

Entrada do Parque Monjolinho

Na entrada, perguntamos sobre a cachoeira:  a atendente nos informou que “no parque não tem cachoeiras, tem apenas pequenas quedas de mais ou menos 1 metro e meio”(!), mas que não dava banho devido às recentes chuvas, que tinham deixado a correnteza forte. O dia estava para rafting, não para banho de cachoeira.

Bom, o resumo da viagem foi o seguinte: não havíamos planejado nada para o carnaval, o site de Socorro (cidade que queríamos visitar há algum tempo) dizia que a cidade tinha 9 cachoeiras, vimos as fotos, achamos bonito, queríamos levar os sobrinhos e a minha sogra para viajar (para comemorar o aniversário dela que foi dia 07 de março), a propaganda das cachoeiras no site é mentirosa (mesmo porque quando você pergunta sobre cachoeiras para os moradores, NINGUÉM sabe onde ficam), e se você quiser mesmo ver cachoeiras e estiver pela região, VÁ PARA BUENO BRANDÃO. Se quiser praticar esportes radicais e sair da sua rotina, SOCORRO é o lugar ideal.

Se você acha que eu exagerei no comentário sobre a “propaganda mentirosa” (rs), entre no site, ou dê uma olhada no mapa acima e conte quantas cachoeiras tem. Depois tente encontrá-las em Socorro 😉

Pelo menos a Gruta do Anjo é bela. Mas não o suficiente para compensar o dia “perdido”.

Abraço, viajantes!! Até a próxima!!! 🙂

Anúncios

8 Respostas to “Carnaval 2011 – Socorro!!!”

  1. Vania Schoemberner 22/03/2011 às 08:23 #

    Gente!

    Vivi a mesmissíma coisa em Socorro!

    Vi no site a lindas cachoeiras e fui correndo para lá, mas quando cheguei as poucas que encontrei ficavam todas em áreas particulares e algumas cobravam uma grana só para entrar.

    Foi uma decepção!

    • Juliana 25/03/2011 às 00:38 #

      Oi Vânia! Bem vinda ao Vem Conosco! 🙂
      Decepcionante, né?! Bom, mas o nosso amigo Tiago aí de cima foi mais feliz do que nós. Se você tiver tempo e disposição, pode aproveitar as dicas do comentário dele… se for, nos diga o que achou, porque temos tantos lugares e coisas para ver e conhecer que provavelmente a volta para Socorro ficará para depois. E pelo que vi no mapa, o Parque dos Sonhos que ele cita fica na estrada para Munhoz, quase Minas Gerais…
      Um abração Vânia, e volte sempre!!

      *ps: como o conceito de cachoeira do Vem Conosco é diferente do conceito do pessoal de Socorro, aproveite as nossas dicas de cachoeira. Você não vai se arrepender. Se tiver dúvidas, clique no link “fotos” e confira!! Até mais! 😉

  2. Tiago Souza 22/03/2011 às 19:36 #

    Olá meninas.

    Antes: Preferia o fundo preto no site.
    Agora: Eu pensei que o próximo post de vocês seria Ponta Negra… Já que não foi queria saber de primeira mão se vocês chegaram a ir até lá e se foram além, sentido Martim de Sá ou se acabaram a trip de Paraty em Galhetas mesmo. Rs…. é que fui pra lá e sei que vale muuuuuuuuuuuitaaaaaaaaaaaço a pena a trilha e cada praia.

    Enfim…. e sobre Socorro… realmente… Há cachoeiras, mas receio que TODAS são dentro de propriedade perticular. Essa do Saltinho eu caracterizo como curso d’água, porque cachoeira mesmo não é. E ainda que vocês pegaram um dia que a água tava com mais barro do que quando eu fui…. Mas enfim… Quando eu fui pra Socorro, acabamos indo para o Hotel Aventura – Parque dos Sonhos [(019)3855-2833 – (019)3955-0184] diga-se de passagem, um lugar perfeito pra passar um dia! Aliás, quando fomos ficamos um dia, que pareceu uma eternidade de dias lindos e proveitosos! Pois bem… Nesse parque não lembro quanto pagamos pela visitação, acho que algo em torno de R$10,00 / R$15,00 que é POUCO pela diversão! Lá você encontra também diversas opções de esportes de aventura…. Rafting, Boia-Cross, Rapel (de 30 e 50m), uma tirolesa INEXPLICÁVEL de 1km de extensão à 140m de altura (no qual quem te vê lá de baixo parece estar vendo um passarinho. (Tendo também opções de tirolesas menores, de 400, 200, 100m, etc… mas enfim! Faço propaganda mesmo porque afinal o lugar é muito bom. E indo com um pessoal bacana ainda? Melhor! Pois bem… a única coisa é que eu não sei quantos km’s percorrermos (fretamos uma Van por nenhum de nós termos carro ainda) porém você roda bastante a partir da entrada de Socorro e mais complicado do que isso: A estrada que leva ao parque é de terra BEM acidentada. Porém isso não desanima ninguém que queira conhecer e aproveitar um dia maravilhoso. E há placas indicativas ao decorrer da estrada de terra…. Esse parque acredito que as pessoas saibam informar ok? Rs… E afinal, é o último, no canto esquerdo nesse mapa que vocês pegaram.

    Referente às cachoeiras…. Realmente, pra nós que estamos acostumados com cachoeiras de 30, 70 m de queda LIVRE não iremos à loucura com as cascatas, quedas, e pequenas cachoeiras de Socorro… porém a Cachoeira na Cachoeira dos Sonhos, da Cascata e das Bromélias, além da dos Encantados (todas dentro desse parque e a dos Encantados sendo a última, depois de uma pequena e fácil trilhazinha dentro do parque são deliciosas… Na dos Sonhos (logo na entrada do parque, é um lugar ótimo para as crianças e nós mesmos nos divertimos, a da cascata é média em relação a fluxo de água e por isso maravilhosa pra se entrar debaixo e receber aquelas frias sensações magníficas e a dos Encantados foi aonde nos rendeu um glamuroso, e inesquecível cochilo perfeito.

    Dito tudo isso, recomendo que VOLTEM pra Socorro, e que se forem fazê-lo e couber mais um na trip, por favor, não recusem em convidar-me, aceitarei de imediato! Rs….

    Mas de verdade…. Vale bastante a pena… Fica a dica de levar uns dinheirinhos a mais se quiserem fazer os esportes de aventura, quando fui, cada atração girava em torno de R$30,00 / R$40,00 (O que eu não considerei caro diante da experiência magnífica dos por exemplo 1km de tirolesa)

    E como a minha vontade de conhecer Cachoeiras é grande, me informei no parque e uma das que disseram ser bacana é a do EcoPark. Porém também fica dentro de um parque e pelo que me disseram o parque tinha fechado (não sei se definitiva ou temporariamente) deixando a cachoeira invisitável.

    Bom… acho que é o suficiente pra que vocês tenham vontade de voltar e curtir um dia bacana em Socorro! Espero que sim. Nem contei da piscininha natural que tinha lá, mas enfim…. basta saber que o lugar é magnífico!

    Porém vocês fizeram um passeio que no dia eu tive vontade de fazâ-lo… A gruta do Anjo… acabamos que por decidir ficar no parque mesmo, mas era um lugar que eu queria ter ido visitar. Depois que a minha irmã foi, acabei perdendo um pouco o tesão não sei explicar o porquê…. Gosto das coisas mais naturais sabe? Daqueles que você temque perrengar e receber a RECOMPENSA de encontrar um lugar bacana… E a gruta do anjo, depois de visto as fotos com minha mana me pareceu ser um lugar mais urbano ao invés de natural. Mas não sei… é a impressão de quem viu e não viveu… portanto uma próxima vez que eu for pra Socorro quem sabe não é um lugar pra se conhecer, mas com certeza, depois de dar uma passara no Parque dos Sonhos!

    Um beijo…
    Boas aventuras
    E grandes parabéns novamente pelo site…
    Gosto de ver o que a galera escreve sobre os lugares que já conheci… Pontos de vista…. muito bacana…

    • Juliana 25/03/2011 às 00:33 #

      Oi Tiago! Faz tempo que você não comenta aqui!!
      Antes: Queríamos mudar a cara do blog e não achamos um com fundo escuro. Mas achamos que ficou mais fácil de ler… não?!
      Sobre Socorro, talvez tenha sido azar. Talvez tenha sido falta de tempo para procurar as coisas boas da cidade. Mas o fato é que não encontramos nada interessnante mesmo… ou pelo menos, não encontramos nada do que fomos procurar. Fiquei frustrada com a desinformação das pessoas, mas isso já tinha ocorrido antes, em Bueno Brandão. Gostamos de ir para lugares nos quais as pessoas gostem de morar e conheçam a região.
      Sobre o Parque dos Sonhos, não pudemos chegar até lá porque estava chovendo, a estrada era de terra e não quisemos arriscar atolar com as crianças no carro. Adulto se vira, mas criança sabe como é, né?!
      Talvez um dia, num futuro bem distante (rs), voltaremos em Socorro. Mas antes prefiro gastar meu combustível com lugares que não conhecemos, pra trazermos pro blog as maravilhas que esse Brasilzão tem! rs
      E a propaganda do site pode ser boa, mas ouvir uma atendente te dizer “quedas de um metro e meio” não é bem a propaganda turística que eu esperava.
      Mas a sua informação foi muito bem vinda aqui e acrescenta bastante ao nosso trabalho. O comentário ficará aí, para quando formos, ou para quem quiser arriscar conhecer a Socorro que não conseguimos conhecer desta vez.
      Abraços!!! Volte sempre!!! 😉

    • Flávia 26/03/2011 às 12:54 #

      Olá Thiago!
      Quem trabalha muito além de não ganhar dinheiro, não tem tempo de viajar nem de relatar as poucas viagens que faz, kkkkkk!!!!
      O post de Ponta Negra já tá saindo!rs!
      Estamos com medo de estar enfrentando alguma praga ou coisa parecida, pois 2010 e 2011 foram os anos em que nao houveram carnaval e, sabe como é aquele ditado mulçumano: existe uma sem duas mas não duas sem três!
      Obrigada pela preferência, vamos procurar uma benzedeira pra tirar a uruca e se funcionar convidamos vc pra próxima!!!
      Bjo!

  3. Jane 16/11/2011 às 17:34 #

    Juliana vá conhecer Poços de Caldas, Araxá, Monte Sião, Termas de Cesário Lange. São lugares relativamente próximos de São Paulo e bem gostosas…
    Desanimei em querer conhecer Socorro.

    • Juliana 29/11/2011 às 00:12 #

      Jane, boa noite e bem vinda ao Vem Conosco!
      Sim, temos vários circuitos pra fazer e sabemos que São Paulo tem cidades maravilhosas para se visitar. Socorro acabou sendo uma excessão, porque a família queria muito conhecer, e acabamos nos decepcionando um pouco. Não é o que esperávamos…
      Mas muito obrigada pelas dicas! 😉

      Até mais!

      • Filipe 05/01/2012 às 15:56 #

        Boa tarde, primeiro parabens pelo site … muito bacana, informativo e bonito.

        Eu passei a virada de ano agora em Socorro e num chego a dizer que me decepcinei porque já imaginava o que é a cidade.

        Realmente é um lugar bacana pra esportes de aventura, mas eu e me irmão conversando chegamos a conclusão que o nosso gosto, pode se definir por aventuras mais “roots”…rs… como o Tiago disse sobre a Gruta dos Anjos todas as atividades lá parecem ser muito “urbanas”… dentro de um dos parques lá vimos crianças andando de charrete usando capacetes…rs.. até entendo o lado do parque mas realmente não faz meu tipo de “aventura”.

        Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: