Morro Santo Antonio – Caraguá

13 abr

Oi gente!
Já estamos acostumados a nos dar mal e a nos dar bem, não necessariamente nessa ordem, sem nunca (nunca, nunca mesmo!Kkkkk) desistir da viagem! Olha só o saldo do primeiro dia da nossa viagem:
Nos demos mal – Trânsito na Tamoios, que aliás está imunda (margens cheias de pets, latas, calotas, sacolinhas e etc);
Nos demos bem – O PESM Núcleo Caraguatatuba é muito agradável, bonito e organizado, os funcionários são educadíssimos e a trilha é muito bonita;
Nos demos mal – As formigas “Dragão” são crudelíssimas, judiaram muito da gente! Já que não é ecológico levar um maçarico, caso vocês queiram fazer essa trilha levem um tamanduá.
Nos demos bem – Não lembramos o nome do restaurante, mas sabemos pelo menos o endereço: esquina da rua Oswaldo Cruz com rua Prisciliana de Castilho, em frente ao Supermercado Shibata. Tudo de bom: tem um PF transbordante com várias opções de mistura e preços de R$ 7,50 a R$ 9,50.
Nos demos bem – Com o estomaguinho estourando, fomos conhecer o Morro Santo Antonio, um mirante natural de 340m de altura no bairro Sumaré, de onde é possível avistar toda a orla de Caraguá, uma parte de S. Sebastião e também a face continental de Ilha Bela.
O morro só tem uma via de acesso, que é a estrada Dr Ivan  Ferreira Fonseca, é  muito íngreme e tem curvas muito fechadas. No ínício há uma placa dizendo que  são 30 minutos de caminhada, mas nos pareceu uma estimativa para atletas.
A estátua do santo padroeiro tem 15m de altura e é o maior monumento do litoral norte, mas acreditem, é muito mais simpática de longe! Nós procuramos a assinatura ou referência ao nome do artista na estátua e não encontramos, mas nem adianta ele se esconder porque já descobrimos: Irineu Migliorini. Na verdade a culpa não é totalmente dele, a estátua é uma réplica da  imagem de 200 anos que se encontra na Igreja Matriz.
Há três rampas para vôo livre livre (duas construídas na face sul e sudeste, e uma natural na face sudoeste), um vôo de asa delta com duração média de 15 minutos custa R$ 100,00 e pode ser agendado antecipadamente nas agências (12-38824988)  ou  contratado por impulso no trailler que fica lá em cima (rs).
Ficamos lá pouco tempo, apenas o suficiente para admirar a paisagem e  invejar a coragem de quem estava voando. A vista é maravilhosa e o local é muito gostoso, mas como todos os outros lugares, também está sujeito a violência, e  infelizmente aqui nos cabe sentar o pau na Prefeitura que não investe em segurança, expondo seu cidadão e o turista.
O Morro Santo Antonio está inserido na rota do campeonato nacional de vôo livre, é ponto turístico reconhecido e mesmo assim lá já aconteceram vários assaltos e até estupros, sem que fossem tomadas medidas de segurança.
13/06/2008 (Noite) – Inauguração: A Prefeitura optou por transmiti-la via via telão por não ser aconselhável subir o morro à noite.
25/11/2009 (Noite) – Estupro: duas adolescentes, moradoras da cidade, foram seqüestradas na praia por quatro indivíduos que estavam de moto e levadas para o Morro, onde foram estupradas.
14/03/2009 (Dia) – Arrastão: dez turistas foram rendidos por dois assaltantes de moto que levaram dinheiro, celulares e máquinas fotográficas.
A Secretaria de Turismo de Caraguá (12-38977910) não sabe informar sobre nenhum projeto ou intenção de reforçar a segurança no Morro.
Será que é  muito caro ou impossível instalar uma portaria com câmeras na entrada (uma vez que só há uma via de acesso),  cobrar uma taxa de visitação  e colocar seguranças patrulhando o topo do Morro? Por acaso Caraguá tem uma arrecadação tão satisfatória que não precisa fomentar o turismo, e neste caso específico, literalmente preservar o turista?
É um lugar bonito (fotos, fotos, fotos!), mas muito cuidado gente!Bjs!

7 Respostas to “Morro Santo Antonio – Caraguá”

1. Uelyn 15/04/2010 às 15:42 #

Oi!
    Muito bom seu blog. Sempre quis viajar pra lugares mas a falta de grana sempre prevaleceu ahahaha, vou começar tomar coragem e passar pelos coisas boas e ruins que uma viagem traz.
    Parabéns

• Flávia 16/04/2010 às 10:12 #

Olá Uelyn!
      Nós também fazemos parte do núcleo pobre dos turistas, kkkkk!
      Viaje bastante e volte sempre ao nosso blog pra dividir suas viagens conosco!
      Obrigada pela visita!

2. paulo 05/07/2011 às 15:53 #

olá meu nome é Paulo, sou nascido em Caraguatatuba e cai no seu blog por acaso, li a matéria sobre o caragua e o morro santo antonio. hoje a população esta fazendo abaixo assinado para fazer a reforma do santo antonio que está no alto do morro!
    Eu estou fazendo um curso la no parque de guia florestal, e aproveito para convida-los a voltar a nossa cidade para fazermos outras trilhas tem uma sendo preparada para receber turistas que se chama trilha do ouro, e em breve estará funcionando leva em média 4 horas e o nivel de dificuldade é médio.

• Juliana 06/07/2011 às 23:21 #

Oi Paulo! Bem Vindo ao Vem Conosco!!!
      Então, o nosso guia do parque estadual nos falou da Trilha do Ouro! Ficamos interessados na época, mas ele não sabia ainda quando ia estar pronta para visitação. Estamos mesmo ficando “enferrujados”, está mais do que na hora de voltar às trilhas.
      Ficamos felizes em saber sobre o abaixo assinado. A vista lá de cima é linda e o Santo merece ser restaurado!
      Obrigada pela visita e fique certo que voltaremos ao Parque.

Abraços e até!

• maria NelsaBuch 23/07/2011 às 13:58 #

Olá pessoal!
        No início do ano adquiri uma casa em Caraguatatuba e estou aos poucos conhecendo as maravilhas que a natureza nos oferece. Já visitei o Morro Santo Antonio (ainda vou saltar de lá) e concordo com as opiniões expressadas aqui: a estátua poderia ser mais bonita, deveria haver um mínimo de segurança no local pois sempre levamos crianças conosco e a vista é maravilhosa!

• Flávia 26/07/2011 às 13:10 #

Olá Maria!

Excelente a escolha da cidade para montar seu QG! A partir de Caraguá, o acesso é bem fácil para Ubatuba, S. Sebastião e Ilha Bela, pelo jeito vc terá roteiros maravilhosos!
        Nós passamos vontade ao ver outros voando, mas coragem pra saltar…talvez só na próxima encarnação, ahahaha!!! Vc pelo jeito tá decidida né, parabéns! Quando saltar volte para nos contar como foi, mas de qualquer forma, seja sempre benvinda!
        Bjo

• Oxx 03/05/2014 às 10:27 #

Também sou de Caraguá e acho que a melhor “reforma” que se pode fazer dessa estátua horrorosa é dinamitá-la e fazer no lugar uma homenagem às asas deltas e aos paragliders.