P.E. do Jaraguá – São Paulo/SP

28 set

Este post inaugura o novo layout! Já que último post foi sobre o eco4planet, escolhi um tema de fundo escuro (fica mais condizente com a nossa proposta! rs). Espero que gostem!

Mapa do Parque

Mapa do Parque

A nossa visita ao Parque Estadual do Jaraguá nos rendeu dois carimbos nos nossos passaportes. Foi uma visita surpreendente, do começo ao fim.

Chega-se ao parque pela Rodovia Anhanguera (cujo acesso está em obras –

As antenas e a neblina

As antenas e a neblina

tivemos que fazer um pequeno desvio, que nos custou uns 10 minutos a mais), no km 18. Siga as placas sentido “Jaraguá” ou “City Jaraguá”. Já na Estrada Turística do Jaraguá, siga as placas “Pico do Jaraguá”. O parque tem duas entradas: a primeira é para quem pretende subir ao Pico de carro; a outra dá acesso à outra parte do parque, onde estão as entradas das trilhas, área para churrasco, lanchonete e a guarita do parque.

Macaco Prego

Macaco Prego

Começamos a caminhada pela Trilha do Pai Zé, que tem 3,6 km de extensão (ida e volta). Prestando bem atenção na trilha e ouvindo o silêncio da mata, você poderá apreciar vários amiguinhos como este aí do lado. Vimos macacos prego na maior parte da trilha, onde havia vegetação densa. Demoramos média de 1h15, 1h30 para subir. A trilha leva ao Pico do Jaraguá e suas duas aaaltas antenas, que podem ser vistas de várias partes da cidade de São Paulo.

Neblina!

Neblina!

Infelizmente para nós, São Pedro aprontou uma das boas e não nos deixou curtir a vista da trilha, que deve ser bem bacana nos dias de sol: tava uma neblina lascada. E não se enganem se pensam que era fim de tarde – essa foto foi tirada por volta das 13h.

Mais um amiguinho!

Mais um amiguinho!

Depois de terminar a nossa tão querida trilha, detentora do nosso 5° carimbo, e como ninguém é de ferro, decidimos parar para um lanchinho.

Pausa para o lanche!

Pausa para o lanche!

Estávamos então no Pico do Jaraguá – lanchonete, banheiros, mirante, escadaria imensa para a antena mais alta e … macacos! rs Sim, eles estão por tooooda a parte mesmo. Se bobear, até nos banheiros!

A vista do Mirante

A vista do Mirante

No mirante, consta a informação de que o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com altitude média (?) de 900m e máxima de 1135m. Então, o que se vê lá de cima são casas, prédios, mais casas, algumas indústrias, conjuntos habitacionais e o aterro Bandeirante.

Quando descemos da trilha do Pai Zé (acredite, a descida é feita com tanto cuidado quanto a subida, por causa dos degraus), fomos procurar uma outra trilha, que também vale carimbo no passaporte Trilhas de São Paulo: a Trilha do Silêncio.

Nós e a Trilha do Silêncio

Nós e a Trilha do Silêncio

A Trilha do Silêncio foi inaugurada este ano, pelo secretário do meio ambiente do estado de São Paulo e pelo governador, José Serra. É uma trilha curta, com 828m de extensão. O que a torna especial é o fato de ser adaptada para pessoas com deficiência – o chão é de madeira, largo, com corrimão dos dois lados e placas com os nomes das árvores escritas em Braille. A trilha é curta, mas deliciosa. Pode-se apreciar com calma algumas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, inclusive o palmito Jussara, tão querido por nós.

Não resistimos!!!

Não resistimos!!!

Apesar dos avisos “Não alimente os animais”, parece que ninguém respeita a regra por lá. Os macacos estão acostumados a ganhar comida, e um deles, inclusive, desceu para nos pedir comida e ficou em pé (é, a foto não saiu boa porque eles são beeem rápidos e ariscos! rs). Como andam em bando, é bom que você leve comida o bastante para todos! E, por favor, caso queira mesmo alimentar os bichinhos, leve frutas (tínhamos uma banana, que sobrou do lanche!!! rs). Nada de ficar entuxando os bichinhos com pão, salgadinhos e essas tranqueiras que comemos!

Depois de toda essa caminhada, você pode sentar em um dos banquinhos próximos ao lago e apreciar a paisagem!!!

P E Jaraguá 054

Por causa do mau tempo e da distância, esperávamos muito menos deste passeio do que ele nos deu… os macacos são bichinhos ótimos e fazem desta trilha um passeio muito divertido! 😀

Espero que apreciem tanto quanto nós.

Abraço à todos e até a próxima!!!

Anúncios

2 Respostas to “P.E. do Jaraguá – São Paulo/SP”

  1. vinicius sena madureira 24/10/2011 às 22:39 #

    Oi Juliana,

    Acho legal o teu blog e o teu interesse pelas trilhas.

    Porém, li na última matéria, que vc acaba por não obedecer os avisos de não alimentar os animais silvestres, sendo que no site “Trilhas de São Paulo”, mencionam com evidência para justamente ter o maior respeito com o meio ambiente e sua fauna e flora.

    Não reprimo o seu desvio de atitude, mas não as coloque no blog e não induza ou instigue pessoas a fazerem o mesmo, “levando comida para todos os macaquinhos da floresta”…. quanto menos pessoas divulgarem seus maus hábitos, mais respeito as pessoas terão em relação as regras dos Parque Estaduais e Federais.

    Continue suas descobertas através da natureza e repense na hora de blogar.

    Boas trilhas

    Vinicius

    • Juliana 27/10/2011 às 00:42 #

      Oi Vinícius, boa noite e bem vindo ao Vem Conosco!
      Na verdade, o comentário sobre a comida soou mais errado do que a nossa intenção. Não levamos mesmo comida para alimentar os animais e nem é nossa intenção alimentá-los, pois estamos cientes das consequências. Aquela banana que demos a um dos macacos, que aparece na foto com legenda “Não resistimos”, era parte do lanche que levamos para comer após a trilha. Pela proximidade de um dos macaquinhos, decidimos dar um pedaço. Foi uma situação atípica.
      Por toda a situação do parque e pelo costume das pessoas darem comida aos macacos, coloquei aquela observação sobre as frutas, pois presenciamos pessoas dando pão, salgadinhos, presunto, queijo, etc. Como era uma banana, fruta típica das matas onde foram criados, não achamos que estávamos fazendo um mal tão grande.
      Mas valeu pelo toque. Críticas são sempre bem vindas, assim como leitores que se preocupam com as mesmas coisas que nós.
      Abraços e volte sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: