Camburi e Camburizinho, São Sebastião/SP

31 ago

Olá!!!

Essa viagenzinha faz algum tempo, mas fuçando nas fotos guardadas por aqui, achei que valia à pena postar. A praia é muito bonita e tem recantos para todos os gostos. Quem já foi para a bela Boiçucanga passou por ela, fica logo antes.

Chega-se a Camburi pela Rodovia Manuel Hypolito Rego (SP 055), mais conhecida como “Rio-Santos” km 165, pela Rodovia Mogi-Bertioga ou pela Rodovia dos Tamoios, indo até Caraguatatuba e voltando sentido São Sebastião. O acesso é bem sinalizado e a estrada tem boas condições, apesar de não ter iluminação. Cuidado com alguns radares e lombadas eletrônicas nos trechos urbanos.

Para quem gosta de mar bravo ou mar calmo, para quem gosta de água de rio, para quem gosta de costão rochoso, para quem gosta de praia com e sem quisoque… Enfim, para todos os gostos MESMO.

Paraglider pousando em Camburi

Quando fomos, o tempo estava ameaçando fechar, mas ainda pudemos curtir a praia por um bom período, com sol. Tinha alguns paragliders voando e pousando. Não sei, sinceramente, se é possível pagar para voar em um desses, mas a foto acabou ficando bonita! rs

Do rio que divide as praias

Para atravessar da praia de Camburi para Camburizinho, há um rio de água escura e gelada. Atravessa-se com a água na altura do peito, mais ou menos. Mas a travessia é agradável no calor.

A praia de Camburizinho também é linda. As duas são ladeadas por morros, o que torna a paisagem muito mais interessante. Na praia tem alguns carrinhos e quiosques, que servem porções e bebidas.

Camburizinho

Neste dia, o mar estava especialmente agitado. Havia Salva-Vidas na areia e umas placas de “Perigo”, devido à correnteza que puxava em direção ao costão. A praia tem pedras, cuidado ao entrar no mar, para não tropeçar em alguma delas.

Entre elas, o rio e o costão rochoso, pelo qual fizemos questão de caminhar.

Atrás da praia, imponente, a Serra do Mar.

Vista da praia, pelo costão rochoso. Atrás da praia, imponente, a Serra do Mar.

Das pedras

Pedras de praia são sempre em formato curioso, com suas rebarbas e pontas desenhadas pelo mar, durante anos e anos. E nós nunca cansamos de observá-las. Nestas, formou-se um pequeno lago, onde se podia observar minúsculos peixes.

Leve uma garrafa d’água, se estiver muito sol, para que você possa sentar-se na pedra e apreciar a paisagem, que é lindíssima. Também leve o seu protetor solar e, caso goste como nós, sua máquina fotográfica!

São Sebastião 25-01 038

A vista de cima do costão é maravilhosa e a caminhada não é nada difícil. Recomendamos cinco minutos de reflexão, olhando o mar. Faça pedidos, se quiser. Essa beleza é do tipo que nos faz ver quão pequenos somos e quantas belezas existem neste mundo para serem apreciadas!

São Sebastião 25-01 059

Essa foi tirada quaaase chegando do outro lado, de volta à Camburi.

Visitamos Camburi por curiosidade, e gostamos muito do que vimos. Nesta ocasião, estávamos acampados no Tio Nelson (consulte nosso Guia de Hospedagem – Onde Ficar, Onde Não Ficar), em Boracéia, e andamos um pouquinho de carro para chegar até esta praia. Mas Camburi conta com hotéis, pousadas, campings e casas para temporada, para todos os preços e gostos.

Espero que apreciem o passeio!! As fotos, como sempre, estão no link no alto da página, ou aqui!

Boa viagem, até a próxima!!!

4 Respostas to “Camburi e Camburizinho, São Sebastião/SP”

1. ricardomuza 01/09/2009 às 16:14 #

Eu posso dizer que fui “apresentado” ao litoral norte de São Paulo através da praia de Camburi.
    Isso quando o lugar já tinha virado “point”, mas, ainda não recebia tanta gente.
    Na última vez em que lá estive – faz alguns anos – me decepcionei um pouco. Para o meu gosto, cresceu demais.
    Nem por isso eu deixo de recomendar e, mais do que isso, tenha vontade de voltar.
    Sempre vai valer a pena.

2. joadison silva santos 23/10/2009 às 10:11 #

camburi, o mair bairro de são sebastião meus pais móram ai

3. walter l. oliveira 27/03/2010 às 13:51 #

Cara essa praia é linda demais , e aterrorizante quando o tempo está fechado , pois as ondas ficam gigantes e tem que ser muito macho pra entrar no mar; passei anos da minha infancia nesse lugar é o melhor lugar que eu já passei férias é lindo e tenho ótimas recordações tanto da praia da baleia quanto de boiçucanga , aliás o litoral norte é o melhor dos litorais.

• Pucca 27/03/2010 às 20:15 #

Walter! Boa noite e bem vindo ao Vem Conosco!
      Amamos Camburi tb, uma das melhores praias (senão a melhor) de São Sebá.