Guias de viagem

13 ago

Afinal, para quê serve um guia?

Descobri que guias tem diversas finalidades. Mas nem sempre servem à que estamos buscando no momento… Explico: há dois fins de semana atrás, fui ao Walmart comprar umas coisinhas pra lanchar e vi um guia naquelas prateleiras que ficam perto dos caixas. Dizia: “71 cidades até 300 km de distância da capital”. Pensei – “Por que não?!”. O investimento foi de R$ 19,90, e me arrependi até o último centavo.

Ei-lo.

Ei-lo.

O guia é da Quatro Rodas, o que me fez sinceramente achar que valia à pena. Lendo o guia em casa, com mais calma, percebi que este não servia para mim. Ele é bem editado, separado por rodovias e regiões, mas não tem o essencial em um guia: informações detalhadas sobre o quê visitar nas cidades e fotos das atrações! O que encontrei nele foram recomendações de restaurantes e hotéis ótimos (e caríssimos, para os meus padrões), e informações tendenciosas sobre as atrações turísticas, devidamente acompanhadas dos telefones das agências turísticas do lugar e dos preços das atividades.

Viajar, para mim, é conhecer o que os lugares têm de mais bonito e interessante, ver coisas novas, aprender, conhecer gente. Claro que buscamos algum conforto, mas se fosse para sair de casa e procurar serviço de hotel caro e restaurante bacana, eu ficaria nos hotéis da zona sul de São Paulo, e estaria de bom tamanho.

Não sou ingênua a ponto de acreditar que guias como esse não são pagos, mas se uma tarefa destas estivesse em minhas mãos, faria com que o leitor se sentisse estimulado a viajar e aproveitar os lugares, incluindo a estadia, com a segurança de que está em um lugar que explora o turismo, e não o turista. Além do quê, pessoas com recursos financeiros limitados não se sentiriam tão constrangidas ao ler os preços dos lugares que eles consideram “baratos”. Consultei alguns lugares onde estivemos, no guia. Para a constatação do que estou reclamando aqui, ótimos hotéis e pousadas não estavam lá, as atrações têm uma classificação medíocre e pouco destaque foi dado a pontos turísticos importantes. Pelo menos, serviu para ter algumas idéias e procurar na internet…

Ok, vocês devem estar pensando “Ela queria o quê?! O guia custou R$

Meu "Fuja" amigo!

Meu "Fuja" amigo!

19,90!!!”, mas eu quero lhes dizer que paguei R$ 24,90 no guia “Fuja no Fim de Semana”, da Folha de São Paulo e é o guia que mais uso em viagens: completo, compacto, com muitas informações e poucos anúncios.

Para quem achou que esse post é puro “merchan”, pague para ver. Compre os dois e compare. Depois me escreva, dizendo o que achou, ok?

Beijo, abraço e aperto de mão. Até mais! 😛

2 Respostas to “Guias de viagem”

  1. Ricardo 14/08/2009 às 09:40 #

    Pucca, vou fazer uma defesa da classe…os profissionais que trabalham produzindo os Guias de Viagem, em especial os da Quatro Rodas. Afinal, sou jornalista, né? Tenho que defender os amigos cozinheiros, hahahaha.

    Eu também compro guias de viagem, como você, e sinto a mesma coisa em relação a alguns – frustração de expectativas.

    Mas, a meu ver, isso se deve ao que chamamos “linha editorial” ou público-alvo”. Em outras palavras, cada uma dessas publicações escolhe um formato, buscando agradar um segmento específico dos leitores ou, “mercado”.

    Daí ser importante dar uma folheada antes de comprar – o que nem sempre é possível, por causa do lacre nas embalagens, né?

    Mas, não pense mal dos colegas; eles não são comprados, embora guias como aquele necessitem (e consigam) muita publicidade.

    Faça diferente: escreva um e-mail pra eles, com toda a sua argumentação e sempre que possível, convença seus amigos e companheiros de viagem a fazer o mesmo. É assim que as mudanças editoriais acabam acontecendo.

    Espero tê-la ajudado, rs

    Bj

  2. 2009ubatuba 28/08/2009 às 08:49 #

    Também uso muito o guia da Folha, o da Quatro Rodas é muito superficial, mas geralmente acesso sites como este antes de viajar, são mais completos e imparciais! Abraço

Deixe um comentário

