Joanópolis – Cachoeira dos Pretos!

28 jul

Opa!

Segunda-feira passada, dia 20 de julho,  foi o aniversário do meu queridão. Como não poderia ser diferente, combinamos uma viagem para espairecer, ver coisas bonitas e diferentes e comemorar o aniversário. Destino escolhido: Joanópolis, um plano que estava para ser posto em prática há tempos! Apesar da vontade que São Pedro tinha de nos deixar em casa, infelizes, decidimos arriscar tomar uma chuvinha, para conhecer mais um lugar lindo.

Entrada da cidade de Joanópolis!

Entrada da cidade de Joanópolis!

Joanópolis fica há mais ou menos 115 km de São Paulo. O acesso à cidade pode ser feito pela Rodovia Fernão Dias, logo após a cidade de Vargem (onde paramos para pedir informações, comemos pastel e compramos mixiricas e morangos baratíssimos!). A cidade foi fundada em 1978, do dia de São João Batista (24 de junho), por isso o nome “Cidade de São João”.

Represa, vista da estrada para Joanópolis

Represa, vista da estrada para Joanópolis

Na estrada para Joanópolis, pudemos avistar a represa Jaguary/Jacareí, com 2,5 bilhões de metros cúbicos de água. Aliás, a única represa de águas verdes que já vimos em nossas viagens.

A estrada é mansa, com o asfalto bom (recém recapeado), olho-de-gato, faixas bem pintadas e sinalização visível. Um tapete! rs

Chegando à cidade, paramos no centro de informações turísticas. Era bem

O Lobisomem (medo!! rs)

O Lobisomem (medo!! rs)

cedo, umas 8h30 da manhã. Como estávamos na “Capital Nacional do Lobisomem”, já na entrada da cidade pudemos avistar a primeira figura, comum em camisetas, lojas e na Casa do Artesão. Chegaram até a nos dizer que ele aparece em noite de lua cheia, mas como a lua cheia deste mês já passou, não pudemos ficar para conferir! rs

Praça central e coreto

Praça central e coreto

Por conta da chuva, perdemos alguns bons passeios, como as trilhas do Pico Selado, da Pedra do Carmo e do Gigante Adormecido (uma formação rochosa que parece um gigante deitado). Fomos então em direção à Cachoeira dos Pretos, passando pelo centro da cidade. Nos informamos na Casa do Artesão, que tem algumas peças bem bonitinhas, mas não achamos as pessoas muuito simpáticas. Vai ver porque era cedo, não sei.

Depois de algumas perdas e paradas para informações, acertamos o caminho e paramos no Empório Cachoeira. O dono é mega simpático, e de dois em dois minutos, vem com um mimo para você provar! rs Recomendamos o licor de chocolate branco, o queijo e a pinga de uva, que é uma delícia de tão doce! Pelo vídeo abaixo, dá para ter idéia da quantidade de coisas que se acha lá!

(o vídeo não é meu, achei no youtube! rs)

Saindo de lá, seguimos por mais alguns kilômetros para a Cachoeira dos Pretos, que fica à 18km do centro, de carro. Já é possível avistar a cachoeira da estrada mesmo: é uma queda de 154 metros (dizem que é uma das maiores do estado), com um volume de água impressinante. A neblina ao redor só aumenta mais a beleza da danada! Ressaltando: nenhuma das fotos que tiramos vai poder descrever com perfeição a BELEZA deste lugar. Só indo para ver!

Lindíssima Cachoeira dos Pretos!

Lindíssima Cachoeira dos Pretos!

25-26 jul 09 034

Não ficamos sabendo se paga entrada ou não, já que ninguém nos cobrou. No local, tem estacionamento, lanchonete, restaurante, banheiros e lojinhas de artigos locais. Também há possibilidade de contratar passeios de jipe e guias para trilhas, inclusive para a trilha que leva até a parte de cima da cachoeira. Pelo que nos informaram, o valor para o guia é de R$ 20 por pessoa, mas ele não estava no local por ser um dia chuvoso.

Estrutura da Cachoeira dos Pretos

Estrutura da Cachoeira dos Pretos

É praticamente um parque! rs Dá para se gastar quase um dia inteiro entre os rios, lanchonetes, restaurantes. Ainda dá para fazer arborismo e alguns esportes radicais. Para os menos radicais, tem pedalinhos no lago ao lado do estacionamento!

As fotos comentadas estarão no álbum do blog, no Picasa (link permantente, logo acima da página). Recomendamos muuuuuuito!

Abraços e até!

14 Respostas to “Joanópolis – Cachoeira dos Pretos!”

  1. Eric, o Eric !!! 28/07/2009 às 01:15 #

    pra falar a verdade …achei a cidade muito fraquinha ! rs
    mas acho q a cachoeira compensa o q falta na cidade !!!
    e acho tbm q se nao fosse o Dono do Empório cachoeira , eu iria sair da cidade com uma péssima impressão dos moradores de lá …ô povo mal humorado !
    apesar de tudo vale muito a pena o passeio … principalmente se vc comprar uma pinguinha de uva no empório !!!hauhauhauhaahuah

    e se alguém decidir ir pra lá, por favor lembre de avisar o Dono do Empório pra fechar o registro da cachoeira q eu esqueci ! hahaahaahah

  2. Ricardo 28/07/2009 às 21:51 #

    Essa dica eu não pretendo seguir. Tenho medo de Lobisomem, rs

    • Pucca 28/07/2009 às 22:39 #

      É uma pena, Ricardo!!!
      A cachoeira é liiinda!!! ahahaahaahaahah

  3. Rafael Citro NETO 03/08/2009 às 12:54 #

    Olha só conheço o lugar já fui varias vezes.
    Cidade muito bonita e bem florida, muito bem cuidada
    Com paisagens lindissimas, povo hospedeiro, em relação
    ao Emporio Cachoeira recomendo tomar uma Polar é
    muito boa junto com um salame e um queijo só precisa de
    outra garrafa.
    Sobre o video fui eu mesmo que gravei e coloquei no Youtube.

    • Pucca 03/08/2009 às 21:48 #

      Ahaaahaahaahah! E eu roubando o vídeo na cara larga!!! Créditos :: Rafael!
      Obrigada pelo vídeo. Amei o lugar e gostaria muito de ter registrado… mas não deu!

      O lugar é ótimo mesmo!

  4. maria benedita 23/01/2010 às 22:34 #

    AMO A CIDADE EM QUE NASCI TENHO TIOS E PRIMOS NESTA CIDADE EU JA TIVE O PRIVILEGIO DE ESTAR BEM NO ALTO DESTA CACHOEIRA PQ MEUS TIOS MORAVAM LA NO ALTO LEMBRO -ME COM SAUDADES DESTA TERRA EM QUE EU E MINHAS PRIMAS E PRIMOS E TIOS ANDA-VAMOS A CAVALO COMIA MILHO VERDE ASSADO NO FOGAO A LENHA PAMONHA BOLO DE MILHO CURAU MEU dEUS QTS SAUDADES QD AMANHECIA O DIA OLHAVA AS MONTANHAS E SOL RAIANDO DETRAS DELA NADAVA NA CACHOEIRA BRINCAVA COM O PEDRO MUDO E A PURDINA QUE PENA QUE MEUS TIOS JA FALECERAM QUASE TODOS TB EU SO TINHA 16 ANOS QUE TEMPO BOM QUE NAO VOLTA NUNCA MAIS BEIJOS PRA TODOS QUE AINDA MORAM AI E QUE JEOVA ABENÇOE A TODOS AMEM

    • Pucca 26/01/2010 às 00:03 #

      Que delícia, hein Maria?
      Mas a graça de viver fora é voltar para matar as saudades!
      Queríamos muito estar no alto daquela cachoeira, mas os guias não estavam lá quando fomos. Quem sabe um dia voltamos para conhecer?
      Invejamos a sua infância! rs
      Abraços!

  5. LUIS EDUARDO CARVALHEIRA 16/08/2010 às 17:30 #

    De Atibaia um abraço para o Brás do empório da cachoeira
    Lilo

  6. JOBSON 20/10/2010 às 20:03 #

    LAMENTÁVEL TEREM DESATIVADO A PISTA DE MOTOCROSS, ERA UMA ATRAÇÃO Á PARTE!

  7. Salecir alonso 30/12/2010 às 14:58 #

    Eu já fui 2 vezes em uma pequena pousada(Pousada dos Passaros)nesta cidade, e conheci o Sr Bráz do Empório Cachoeira, e consegui sair bebado do empório e satisfeito de tanto tira gosto que o Sr Braz fica empurrando na gente … uma delicia
    Salecir

    • Juliana 30/12/2010 às 22:08 #

      Olá Salecir!!!
      Realmente, o Sr. Braz é uma figura! Um anfitrião de primeiríssima qualidade! Comemos bem, bebemos bem e compramos bem. Tudo por lá é muito bom!

  8. Alexandre 07/10/2011 às 12:31 #

    A cachoeira é show, pra quem gosta de tranquilidade principalmente, pode-se alugar uma casa la, que fica por volta de 300,00 para umas 10 pessoas o final de semana que curtir bastante, é muito show (lembrando que pra quem gosta de tranquilidade, num dianta ir um urbano la que vai detestar mesmo). A cachoeira paga 5 por carro para entrar, se for a pe logico num paga nada, pra andar de jipe para 15 por pessoa para andar de boia 15,00 tb, o lugar é show, vale muito a pena.

  9. Silvia 06/04/2012 às 21:07 #

    Eu estive em Joanopolis, para levar uma amiga na casa da irmã dela; então me apaixonei pelo lugar devido a natureza impecável e o povo humilde e tranquilo. Sendo tudo que uma paulistana precisa. Pretendo voltar para passear com mais tempo e lazer em familia.

  10. adilson joão ferreira 03/06/2012 às 20:14 #

    Meu vizinho osvaldo esteve em Joanopolis, a cachoeira compensa o passeio, muita linda e relaxante tomar um banho no rio. Disse ele que devemos ir a um emporio tomar uma cachaça deliciosa. Os historiadores do lugar informaram que ,antigamente, no seculo 18, os indios tomavam conta dos animais dos bandeirantes que ali passavam para as minas Gerais, colocavam os animais em um pequeno curral e os aliementava. Por isso o lugar se chamava São João do CU RALINHO. Ô loco meu. Eu quero ir até lá conferir., deve ser bonito mesmo.

Deixe um comentário

