Cachoeira em Boiçucanga, São Sebá/SP

22 jun

Queda da Cachoeira do Ribeirão do Itu

Estava olhando as fotos que tenho no pc e me lembrei desse recanto. A cachoeira chama-se “Cachoeira do Ribeirão do Itu”, segundo o que eu encontrei na internet. O acesso é pela praia de Boiçucanga, em São Sebatião, litoral norte de São Paulo. É um lugar pertinho, fácil de chegar e, se você estiver de bobeira em São Sebá, vale à pena passar para conferir!

Saindo de Boiçucanga, sentido Rio, a entrada fica ao lado do Posto Texaco. É só perguntar para qualquer local e eles te indicam certinho como chegar lá. Pega-se a Estrada do Cascalho (que quando eu fui estava em boas condições), depois uma estradinha de terra. Antes do começo da trilha para a cachoeira (sim, tem uma trilha. Achou que ia ser moleza, né?! São uns 20 a 30 minutos de caminhada… acho que nem isso), tem uns estacionamentos, que custam em torno de R$ 5,00. Não tem muito espaço para deixar fora do estacionamento, então leve uma graninha para pagar. Ah! Leve repelente também, os mosquitos não perdoam ninguém!

Quando fomos, tinha um instrutor de rapel descendo com uma pessoa a

Rapel

pedra da cachoeira (na foto acima, lado direito, dá para ver), cobrava em torno de R$ 40, uma descida. Não fomos, estávamos sem ‘recursos’.

Ele desceu sozinho algumas vezes, enquanto estávamos lá, mas sozinho ele descia correndo, de frente para o chão. Uma exibição ótima, que fazia com que  5 minutos depois, já tivesse gente querendo descer a pedra com ele! rs

A cachoeira conta com poços para banho e, se eu não me engano, três quedas d’água. Nas pedras ao lado dos poços, dá para sentar e curtir o visual, tomar um sol e bater papo. Se puder, vá cedo, para pegar a cachoeira mais vazia. Como o acesso é fácil, costuma ter bastante gente nos poços e nas pedras.

Uma das quedas da cachoeira.

Passeio curtinho, para quem mora em Sampa e região, dá para fazer em um dia do fim de semana. Depois da água gelada da cachoeira, você pode dar uma passadinha na praia de Boiçucanga, que é muito bonita! Tem vários restaurantes bacanas, do mais caro ao mais barato, um shopping com algumas lojas, supermercado, caixa eletrônico e afins! É uma praia de tombo, exceto no fim, quando ela encontra com a água do rio dessa cachoeira que eu citei acima. Dá para atravessar para o outro lado da encosta, à nado; o pôr do sol é lindo.

Segue uma foto da praia, para vocês verem que eu não estou mentindo!!!

Praia de Boissucanga

Praia de Boiçucanga

Bom passeio!

7 Respostas to “Cachoeira em Boiçucanga, São Sebá/SP”

1. Eric, ô Eric !! 22/06/2009 às 00:54 #

cachoeira muito bacana essa ….a agua la, como em todas as cachoeiras é muito fria… mas tem uma boa clareira, por isso bate muito sol. É lugar bacana e dá pra passar o dia todo lá… isso se nao faltar cerveja ! rs
    ah… e a praia de boiçucanga é muito bacana, muito bacana mesmo!!! Não rola altas ondas nem nada, mas pra quem gosta de um belo visual esse é o lugar ! rs hehe

2. Cleo Maria 05/11/2009 às 12:05 #

Gostei muito da cachoeira.Muito bonita.da a impreçao que a água cai sobre um rosto humano.interessante

• Pucca 08/11/2009 às 21:31 #

Cléo!
      Não tínhamos percebido isso… é verdade! Esse ponto de vista torna a beleza dela maior ainda! rs
      Seja bem vinda e obrigada pela visita!

3. Soraya 09/07/2010 às 00:10 #

Para completar hospede-se numa casa fte ao mar com preço bem acessível.

4. EDUARDO 22/02/2011 às 10:33 #

As cachoeiras desta trilha são demais, a primeira queda é enorme, cerca de 30 mts e a seguda também é legal, tem uma plataforma para saltar e um piscinão show!!! vale muito apena conhecer as duas. ***** atenção : leve um saquinho a parte para trazer seu lixo e eventuais encontrados durante o trajeto da trilha, infelizmente existem gente sem conciência, faça sua parte!!! eu e a natureza agradecem****************

• Juliana 25/02/2011 às 23:59 #

Eduardo, bem vindo ao Vem Conosco!
      Concordamos com você: levar sacolinha para trazer lixo é essencial a qualquer trilheiro. Deixar pegadas – ok, deixar sujeira – nunca! Vamos preservar para curtir por mais tempo. Também concordamos quanto à beleza das cachoeiras. São lindas e de acesso muito fácil.
      Abraço, volte sempre!

Trackbacks/Pingbacks

1. São Sebastião/SP « Vem conosco!!! - 26/11/2009

[…] tarde, decidimos aproveitar o sol para visitar a Cachoeira do Ribeirão do Itu, já falei sobre ela no post que linkei aí, confiram. O estacionamento do Cícero é o que sempre […]