Visconde de Mauá/RJ – Tudo de bom!!!

4 jun

Visconde de Mauá, RJ – 1 de 4

Todo mundo tem um “lugarzinho do coração”. Aquele lugar que você foi, que

Vista da Serra, pôr do sol

Vista da Serra, pôr do sol

foi bacaníssimo e daí você sai recomendando pra todo mundo, quando o assunto é viagem. Pois bem, para mim, este lugar é VISCONDE DE MAUÁ, um vale na Serra da Mantiqueira, cercado por muuuito verde e mais cachoeiras do que eu consegui visitar nas 3 vezes em que estive lá…

Fiquei sabendo da existência de Visconde de Mauá no meu primeiro ano de namoro, quando procurava um lugar para passar as férias… meu namorado já havia ido com um amigo e a família, então decidi conferir se a beleza era toda aquela que ele falava. Não. Era muito mais!

Nós, armando nossas "casas" no Camping do Torto

Nós, armando nossas "casas" no Camping do Torto

No feriado de 1° de maio deste ano, decidi mostrar essa beleza para a Flávia (a outra editora do blog), e para um amigo de trabalho, o Fabio. Pesquisamos na internet um lugarzinho barato para ficar e decidimos acampar para economizar o dinheirinho e poder usar em outras coisas. Optamos pelo Camping do Torto (veja informações no post “Onde ficar, onde não ficar“), que fica entre as duas principais vilas: Maringá e Maromba. O camping é todo gramado, tem pontos de luz e ao lado dele corre o Rio Preto, que cruza todas as vilas faz a divisa de estados entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

No primeiro dia, decidimos tomar café em Maromba, aproveitando para conhecer as cachoeiras mais próximas, que são o Véu da Noiva, a Cachoeira do Escorrega e o Poção da Maromba. Como chegamos cedo (saímos de São Paulo por volta da 1h50 e chegamos em Mauá mais ou menos 5h30), ainda pudemos ver o sol nascer e iniciar os passeios pelas cachoeiras de manhã. O acesso à Véu da Noiva é fácil, seguindo por uma trilha sinalizada. Não paga nada para entrar, e é possível tomar banho nela, mas estava muuito frio e decidimos não arriscar. Antes de chegar à queda principal, há um poço chamado “Poço Dama de Honra”, também propício para banho. O único detalhe a ser observado é que não tem estacionamento… dá para ir à pé partindo de Maromba: uns 10 a 15 minutos de caminhada, no máximo. Eu preferi subir de carro e deixar na rua mesmo, perto da entrada da cachoeira, conforme orientação de um morador.

De lá, partimos para a Cachoeira do Escorrega, uma das mais famosas e queridas de Mauá. Famosa e querida, sim, porque tem um escorrega gigante, que dá nome à cachoeira. A água é verdinha e de lá de cima você pode apreciar a vista, o pôr do sol ou os girinos que crescem nas poças d’água. Da outra vez que fui, tinha até casal de sapos acasalando! rs

Cachoeira do Escorrega

Cachoeira do Escorrega

Notem que há uma pessoa lá em cima na cachoeira, olhando para baixo. Assim vocês podem ter idéia do tamanho… Aliás, é um pedacinho dela que vocês vêem todo dia no banner aqui do blog.

Depois, como dava para ir à pé ao nosso próximo ponto turístico, fomos ao Poção da Maromba. Voltando pela estrada de terra do Escorrega, sentido Maromba. Antes de chegar ao Poção, paramos no botequinho para pegar uma cerveja e uma Coca Cola gelada. No caminho, tem uma lanchonetezinha chamada “Cantão da Maromba”, onde fomos atendidos pela simpática Natália. A lanchonete é vegetariana e o esposo da Natália (Rui), escreve um jornal da região (o Te&So), que você pode pegar na loja mesmo… Comprei uma Coca-Cola e fui conhecer o “quintal” da casa dela, que é um pedaço de mata atlântica, onde dá para tomar banho tranquilamente, em uma prainha do Rio Preto… chatíssimo, não!?

Seguimos então para o Poção da Maromba. Ei-lo:

Poção da Maromba

Poção da Maromba

Água verdinha, poção para banho com uma queda. Mas não se engane: tão fundo que dá para mergulhar da pedra.

Depois disso, cansados e famintos, almoçamos e fomos dormir, porque ninguém é de ferro, né?! Quando terminamos o nosso dia de passeios, tomamos banho e decidimos deitar um pouco, pra descansar o corpo. Nem preciso contar que só acordamos no outro dia, né?!

Mas isso é história pro post de amanhã…

Até lá!

Anúncios

3 Respostas to “Visconde de Mauá/RJ – Tudo de bom!!!”

  1. Ricardo 04/06/2009 às 18:09 #

    Caros,

    Vocês mataram uma curiosidade que eu tinha: a foto que ilustra o blog.
    Desde minha primeira visita fiquei encantado com a paisagem, agora devidamente identificada.
    Eu conheço Mauá, mas não cheguei a visitar esta cachoeira, que agora entra para minha lista para visitas futuras.
    Bj
    Ricardo

  2. Wellignton Costa 04/05/2010 às 17:35 #

    Olá, gostaria de conhecer Visconde de Maua / Maromba, estou a procura de campings, mas ainda não sei qual escolher pela distância. Tentei o PontoX q fica mais próximo do Poção mas não gostei da conversa e nem do preço. Qual camping vc’s recomendam!? Ah, não vou de carro, então o camping precisa ser razoavelmente próximo, ou com fácil acesso para os pontos turisticos ou vilarejo.

    Obrigado

    • Pucca 04/05/2010 às 22:55 #

      Bem-vindo ao “Vem Conosco”, Wellington!
      Apoiamos você em sua viagem para Visconde de Mauá. É lindo!!!
      Ficamos no camping do Torto (dê uma olhada no Guia de Hospedagem), e pagamos R$ 15 a diária. Ele fica bem situado, mas fomos de carro, então não sei te dizer a distância entre as vilas. Se puder, leve uma graninha extra pra alugar bicicletas ou moto… as atrações são um pouco distantes uma da outra. Procure ficar perto das vilas de Maringá e Maromba, onde rolam os maiores agitos.
      Dê uma olhada tb nas comunidades de Mauá no orkut: sempre tem informações novas e bem úteis.
      Ficamos sabendo também que tem camping em Maromba, mas não conhecemos, então…
      Dê uma olhada nas fotos também. Assim dá para você ter uma idéia do que quer conhecer e daí decidir onde vai ficar. 😉
      Abraço, espero ter ajudado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: