TAMAR, em Ubatuba.

24 maio

Sim, Ubatuba merece mais posts! Das praias do litoral norte de São Paulo (entenda-se: Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba), Ubatuba é a maior e a que oferece a maior quantidade de paisagens bonitas. As praias de São Sebastião também merecem posts, mas trataremos disso mais adiante…

Projeto TAMAR - Ubatuba/SP

Projeto TAMAR - Ubatuba/SP

Fomos para lá umas três vezes e acredito que ainda tenhamos que voltar muitas mais para conhecer tudo ou quase tudo o que é possível. Da penúltima vez, em julho de 2008, fui em um fim de semana com um objetivo: conhecer o projeto TAMAR. Para quem não conhece, o projeto é formado por instituições governamentais e não-governamentais, com o intuito de pesquisar e proteger as tartarugas marinhas. Lá, as atividades vão desde cuidar das tartarugas capturadas em redes e encalhadas em praias, até educar a população das comunidades costeiras, para que a prática da pesca com redes não acabe por extinguir certas espécies de tartarugas. Atualmente, funcionam 18 unidades fixas para visitação e conscientização, mais algumas que funcionam somente no período de desova. Se eu não me engano, pagamos R$ 15 para entrar e visitar. Tem uma lojinha dentro do projeto onde é possível comprar umas lembranças e trabalhos das populações carentes ajudadas pelo projeto. Camisetas, bonés, bolsas e bichos de pelúcia também estão à venda. O horário para visitação é:

Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas

Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas.

4ª feira fechado para manutenção.

E os telefones para contato: (12) 3832-6202 e (12) 3832-7014.

Tartaruga Marinha, no Tamar

"Tartaruga Cabeçuda", no Tamar

As tartarugas são lindas! São bichos enormes, que infelizmente têm morrido em redes de pesca por não poder subir à superfície para respirar (como essa da foto!). Eu não sei se todo mundo que visita esse blog gosta de animais, mas esse bichão realmente me surpreendeu. É muito mais bonito ao vivo e a cores, do que nas fotos.

Tartaruga marinha, no TAMAR
Anúncios

5 Respostas to “TAMAR, em Ubatuba.”

  1. Flávia 25/05/2009 às 00:24 #

    Além de trabalhar pela preservação, o projeto também promove o desenvolvimento sustentável junto a população carente, atualmente 1200 pessoas são diretamente beneficiadas pela atividade do TAMAR.

    Preservação das tartarugas marinhas: outro motivo pra falar de poluição, uma das maiores causas de sua morte.
    Elas se alimentam de algas e águas vivas e por não saberem distinguir seu alimento de sacolas plásticas, acabam por morrerem asfixiadas.

    Há muito lixo no mar, muitos são os danos.
    Vamos preservar!

  2. Menduca 25/05/2009 às 00:46 #

    A Tartaruga Cabeçuda é a que vive mais de 200 anos, segundo procurando o Nemo ^^ UAHuHA
    passo mta vontade aki Ju
    quero fzer minha mala pegar minha namorada, guitarra, prancha e sair pelas belezas do Brasil! rs
    Projeto Tamar é mto show!
    CONCIENCIA

  3. cristina maradei 13/08/2009 às 14:28 #

    É um parazer falar c/ vocês eu gastaria muito de trabalhar com o projeto tamar adoro animais aves a animais marinhos tenho um desejo em norme de conhce-los e trabalhar c/ vocês estou terminando a faculdade de Administração de Empresas e gastaria de ser últil em aguma coisa um abrço Cristina

  4. edelcio 24/02/2010 às 14:34 #

    ola e com muito prazer que est escrevendo este comentario eu adoro animais marinhos e gostaria muito de trabalhar com vcs adoraria pelomenos receber uma resposta . obrg vcs fazem um otimo trabalho de preservacao ate mais aguardo resposta

    • Pucca 24/02/2010 às 17:15 #

      Edélcio, boa tarde.
      Dei uma olhada no site do projeto, tem várias informações que podem te ajudar. Lembrando que nós NÃO SOMOS do projeto Tamar, o post é sobre uma visita que fizemos na base de Ubatuba/SP, e achamos tudo muito maravilhoso!
      Abraços, segue o link para informações!
      http://tamar.tempsite.ws/interna.php?cod=219

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: