PRAIAS DE ANTIGOS E ANTIGUINHOS – PARATY/RJ

6 mar

Viagem Limpa!

Oi gente!!!

Continuando nosso tour APA do Cairuçu no extremo sul de Paraty, saímos da Praia do Sono em condições nada (mas nada mesmo!) favoráveis, tentando chegar ilesos o mais longe possível.

Meus Deeeeeus!

A TRILHA

Aos pés da trilha bom senso GRITA pela  sobrevivência, tendo nos fazer recuar…

NOSSA CLASSIFICAÇÃO PARA ESTA TRILHA: “NÍVEL 145 – COM ACENTUADO RISCO DE SER A ÚLTIMA” – ÍNDICES DE TOMBOS/ PESSOA = 4 tombos com torsão do tornozelo!

Não há placas indicativas, degraus, corrimão, pouquíssimas raízes ou troncos que livrem a cara e o resto do corpinho de possíveis traumas. A via praticável (mas nem por isso  mais segura) são as valas que a enxurrada escava no morro. 

Se parece difícil subir, imaginem descer na chuva!

ALTERNATIVA 1: de barco, saindo do Sono Até Antigos por 15 dinheiros (ida ou volta) o problema é quanto o cara vai cobrar pra esperar, rs! ;-P

ALTERNATIVA 2: Pra quem tem pouca grana e muita fé – peça proteção à Nossa Sra. das Trilhas (& Rumos), ahahahahaha!!!

Nossa Sra das Trilhas (& Rumos)!!!

Gente, se vc sobreviverem à subida (nós fazemos votos!), a partir daí a trilha é nível médio, na primeira bifurcação à direita se chega à Praia de Antigos. Vale a pena!

Claro que se São Pedro não tivesse resolvido destruir nosso feriado, nós teríamos visto isso:

Visual azul...fica pra próxima!

PRAIA DE ANTIGOS – Classificada como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil (Guia 4 Rodas – 2009),cortada por dois córregos que modificam a paisagem, um deles forma um espelho d’água bem no meio da praia. No canto direito, junto à ponta do Sono, surfistas suicidas pegam ondas nervosas e  tentam não se espatifar junto ao amontoado de pedras gigantescas. Gente, dá desespero só de olhar!!!

O canto esquerdo tem águas mais mansas e uma costeira onde é possível mergulhar. Antes da costeira, também sem nenhuma sinalização, começa a trilha para Antiguinhos, com subidas e descidas mais leves, o acesso se dá na bifurcação à direita, margeando o riozinho.

Difícil, mas não impossível! O pior é só no começo...e no final, ahahaha!

 PRAIA DE ANTIGUINHOS

Antiguinhos

Também conhecida com Praia dos Furados, por estar aos pés da Ponta do Furado, é minúscula e está ligada à Praia de Antigos por uma enseada de pedras imensas. Também propícia ao mergulho e bom lugar para pesca.

Tão pequenininha!

Os nomes Antigos e Antiguinhos vêm de inscrições encontradas nas rochas próximas que lebram antigos visitantes, não se trata de inscrições rupestres nem da marca registrada do Carlos Adão (pois tudo indica que ele também é primitivo), mas de piratas do tempo do Brasil colônia. Atualmente as praias são desertas mas é bom lembrar que já houve uma população caiçara fixada no local, expulsa por um tal de Gibrail Tannus Notari, latifundiário que se nomeou proprietário daquelas terras. Seus herdeiros até hoje brigam na justiça pela posse de toda a Ponta da Joatinga, inclusive a Praia do Sono! Pode uma coisa dessas???? Saiba mais AQUI.

Corram pra lá gente, antes que  algum megaempreendimento torne essas praias particulares, tal como fez o Condomínio Laranjeiras. Reza a lenda que há por aí um país certo tropical, onde quem tem grana geralmente consegue tudo que quer!

Vejam aqui: FOTOS, FOTOS, FOTOS!!!

Bjo gente!!!!

About these ads

2 Respostas to “PRAIAS DE ANTIGOS E ANTIGUINHOS – PARATY/RJ”

  1. Wagner Rodrigo 08/03/2011 at 12:51 #

    OLá meninas do Vem conosco!!!

    NO ano passado produzi meu TCC que era um projeto de videorreportagem, fiz sobre o Vale histórico, daí nas pesquisa na internet acabei conhecendo o blog de vcs!! Infelizmente tive que dar uma parada no projeto (falta de $$$$), mas postei um tempo a atrás um outro projeto que fiz durante a faculdade!!

    O link esta abaixo:

    O Programa chamava “Vamo aê?!”- Se vcs puderem assistir e dar uma opinião!! valeu!!

    Borandá!

    • Flávia 08/03/2011 at 19:16 #

      Oi Wagner!
      Duas coisas sobre seu vídeo:
      1 – Que tudo!
      2 – Nada se cria, tudo se copia! Então não fique chateado se vir algo semelhante à sua idéia em nossas próximas postagens, rs!

      Seu trabalho ficou realmente muito bom, principalmente porque inclui todas as informações necessárias pra quem quiser fazer o mesmo roteiro, e isso é o que achamos de mais legal na divulgação do ecoturismo: a troca de experiências. Isso desperta a curiosidade das pessoas, aumenta a visitação e acreditamos que realmente promove a Educação Ambiental (mesmo ue a passos lentos).
      A interrupção do seu TCC é uma pena, mas com certeza é só um tempo, só por enquanto. Estamos torcendo por vc! Bjo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 96 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: